Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 04/06/2025 09:19. Atualizada em: 04/06/2025 22:18.

Espaço de Exposições do Memorial do TRT-RS é reformado e ampliado

Visualizações: 240
Início da galeria de imagens.
Fachada de vidro do memorial com o logo do espaço. Ao fundo aparecem alguns objetos expostos.
Espaço de Exposições do Memorial funciona no prédio 3 do Foro Trabalhista de Porto Alegre
Fachada sem o vidro. Ao fundo aparece a sala em obras, com entulhos. na frente do espaço há uma faixa estendida para impedir o acesso de pessoas.
Sempro realizou obras para recompor o espaço físico danificado, além de ampliar a área de exposições.
Sala em obras aparece um carrinho de mão em primeiro plano. ao fundo as portas de vidro estão abertas e à direta uma outra sala está em obras também.
Sala em reformas, com uma pilha de entulhos no canto direito, e móveis guardados no canto esquerdo.
Foto geral da sala, com bancadas de madeira na esquerda, o barco ao fundo, a porta de vidro no fundo à esquerda, uma mesa ao centro, uma porta no centro ao fundo e um sofá na direta.
entrada para segunda sala de exposições. aparece no canto esquerdo uma bicicleta, um quadro escorado na parede direita e mesas ao centro.
Quadro de Getúlio Vargas na parede à esquerda, diversos mobiliários antigos e uma bancada antiga com poltronas vermelhas no fundo à direita.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
Foto geral da sala, com bancadas de madeira na esquerda, o barco ao fundo, a porta de vidro no fundo à esquerda, uma mesa ao centro, uma porta no centro ao fundo e um sofá na direta.
Espaço foi readquado e ampliado 

O Espaço de Exposições do Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) foi reformado para voltar a exibir mostras sobre a história do Judiciário Trabalhista gaúcho. O local, severamente atingido pela enchente de maio de 2024, foi readequado e ampliado. Ele funciona no prédio 3 do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432). A reinauguração do espaço ocorrerá em data a ser divulgada oportunamente. 

Além de mobiliários e objetos históricosAbre em nova aba do TRT-RS, o espaço agora também exibe itens relacionados à tragédia climática do ano passado. Volumes de processos físicos estão expostos para representar o trabalho de recuperação e restauração do acervo do Arquivo-Geral. A enchente comprometeu cerca um milhão de processos que estavam no local, incluindo volumes históricos que receberam o selo “Memória Mundo” da UNESCO. 

Barco "Valente" foi usado pela segurança do Tribunal  durante a enchente
Barco "Valente" foi usado pela equipe de egurança
do TRT-RS durante a enchente.

A nova galeria também exibe o barco “Valente”, utilizado pela equipe de segurança do TRT-RS durante a enchente para vistoriar prédios, transportar itens e auxiliar a socorrer pessoas em situação de risco. Além disso, a exposição conta com a mesa que era utilizada pelo presidente do Tribunal no Plenário Milton Varela Dutra. O objeto ainda preserva as marcas do alagamento e representa a reconstrução de um dos espaços mais simbólicos da Justiça do Trabalho gaúcha. 

No dia 28 de maio, o espaço foi visitado pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, e pelo presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa. 

Impactos da enchente

Bancada de madeira com o brasão da República. Ao fundo aparece um cartaz com fotos da enchente e o título "Juntos, TRT"
Bancada com a marca da enchente 

Em maio de 2024, as águas da enchente chegaram a 40cm de altura no Espaço de Exposições do Memorial. Houve danos nas paredes e instalações. O mobiliário histórico foi atingido, mas a maioria dos itens foi preservada e está sendo restaurada pela marcenaria do Tribunal. Documentos e demais objetos do acervo não foram impactados. A Secretaria de Manutenção e Projetos realizou obras para recompor o espaço físico danificado, além de ampliar a área de exposições. 

Inaugurado em novembro de 2023Abre em nova aba, o Espaço de Exposições do Memorial do TRT-RS foi projeto para abrigar mostras da Justiça do Trabalho gaúcha, abertas ao público interno e externo. Ele também pode ser utilizado para receber escolas em ações educativas. 

Luiz Philippe está de pé, de braços cruzados, olhando objetos expostos em uma mesa com vitrine. Ele é branco, tem cabelo escuro. Usa terno azul marinho, camisa branca e gravata rosa.
Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho
Martins Costa está de pé, olhando dois volumes de processos físicos em exposição. Atrás dele aparece o cartaz com fotos da enchente e o título "Juntos, TRT". Ele é branco, calvo, usa terno cinza escuro, camisa azul e gravata bordô. Usa óculos de armação redonda.
Desembargador Ricardo Martins Costa

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), com informações da Sempro e do Memorial do TRT-RS; fotos da Sempro, do Memorial do TRT-RS, Gabriel Borges Fortes e Eduardo Matos (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
memória
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias