Publicada em: 19/10/2015 00:00. Atualizada em: 19/10/2015 00:00.
Noutros tempos: Móveis Cimo S.A.
Visualizações: 623
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
A Série Noutros Tempos aborda hoje cadeiras de madeira da Móveis CIMO S.A., de Rio Negrinho – Santa Catarina. As peças de mobiliário da empresa foram largamente utilizadas em repartições públicas por todo o país nos anos 1950 até 1970. Ficaram conhecidas nacionalmente por sua beleza, ergonomia, durabilidade e resistência.
O primeiro modelo de cadeira, construído a partir de sobras de produção de caixas, foi a cadeira 1001 – carro-chefe da empresa – hoje disputada no mercado de móveis antigos. A empresa começou suas atividades em 1912, tendo falido em 1982, mas seus móveis, ainda hoje, são objeto de desejo de colecionadores e apreciadores de mobiliário. Participam de algumas mostras sobre o mobiliário nacional, como a Bienal Brasileira de Design de 2010. Estão presentes em diversos acervos museológicos, tais como o do Museu da Casa Brasileira e o do Memorial do TRT4.
A série “Noutros Tempos” é um projeto desenvolvido em parceria da Secretaria de Comunicação Social com o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Tem por finalidade apresentar alguns objetos que fizeram parte da trajetória da nossa instituição, preservados no Acervo Tridimensional do Memorial.
O Memorial é aberto ao público e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, na Rua João Telles, nº 369, 2º andar, no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre/RS.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho no RS | Fotos: Lara Martins
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.