Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Documentos Administrativos

O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul conta, em seu Acervo, com inúmeros documentos administrativos provenientes de diversos setores do TRT4, desde sua criação em 1941.

Neste segmento, podem ser encontrados documentos contábeis referentes à movimentação patrimonial e financeira da Instituição, atas de posse de magistrados e servidores, livros de contratos firmados com terceiros e de movimentação das unidades judiciárias e do TRT, bem como documentos institucionais secretos da época da ditadura militar.

 

Imagem

Livro de atas do Conselho Regional do Trabalho da 4ª Região, onde consta a ata de instalação da Justiça do Trabalho na 4ª Região, em 1º de maio de 1941

 

Imagem

Livros de registros administrativos de diversas unidades do TRT-RS

 

Imagem

Documentos secretos do TRT-RS da época da ditadura militar 

 

Imagem

O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, a partir do Acordo de Cooperação Técnica TRT nº 84/2010, firmado com o Arquivo Nacional em 2010, passou a integrar o Projeto "Memórias Reveladas".

O objetivo da iniciativa é contribuir com a alimentação do Banco de Dados do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), com vistas a possibilitar a divulgação e o acesso às informações relativas às lutas políticas e sociais durante o regime militar no Brasil. 

Abaixo estão disponíveis, em formato digital, alguns documentos que estavam no cofre da Presidência do TRT4 produzidos no período da ditadura militar e que foram cadastrados no referido Banco de Dados.

Mediante solicitação e com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011Abre em nova aba), estes documentos foram entregues ao Memorial, em 2014, para cadastramento, guarda, conservação e disponibilização para pesquisa.

Também foram disponibilizados outros documentos referentes ao período militar, provenientes de fundos privados doados ao Memorial (Carlos Renan Kurtz e Victor Douglas Ñunes).

      • Para acessar o portal do Projeto Memórias Reveladas, clique aqui.

 

DOCUMENTOS QUE ESTAVAM NO COFRE DA PRESIDÊNCIA DO TRT4

(Clique em cada item para visualizar o seu conteúdo, na íntegra.)

 
Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho
Última atualização: 26/03/2024 14:43