Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Fotos

Acesse AQUI Abre em nova abao portal de pesquisa do ACERVO FOTOGRÁFICO do Memorial do TRT4

O Acervo Fotográfico do Memorial da Justiça do Trabalho no RS é composto atualmente por aproximadamente cinco mil imagens relacionadas, sobretudo, à história do TRT da 4ª Região (em especial eventos e personalidades).

 

Este acervo vem se constituindo desde 1941, quando da criação do Serviço de Imprensa e Relações Públicas no TRT4, na época dirigido por Homero Maya D'Ávila.

 

 Imagem

 

O acervo é constituído por fundos de fotos em meio papel e fotos digitalizadas. A maior parte das fotos em meio papel é oriunda do Fundo Assessoria de Comunicação Social. Outras são oriundas de doações feitas ao Memorial. 

Os materiais estão armazenados em folhas com bolso de poliéster para guarda de fotografias, dentro de pastas pendulares (suspensas), em arquivamento lateral, em armários de aço adquiridos especialmente para esse fim, de forma a manter o quanto possível for a qualidade dos materiais.

Se você possui fotos que considera relevantes para a história da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3314.2310 ou pelo e-mail memorial@trt4.jus.br

A seguir, acompanhe a descrição dos fundos que compõem o Acervo Fotográfico do Memorial.

 
FUNDO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
 
O acervo fotográfico do Memorial teve início a partir da doação de aproximadamente 4.000 imagens provindas da Assessoria de Comunicação Social do TRT da 4ª Região datadas de 1941 a 2003.
Os suportes dessas imagens são   negativos de gelatina e sal de prata em   poliéster 35mm, e papel fotográfico preto e branco e colorido, em diversos formatos, além de retratos em quadros emoldurados, álbuns e materiais impressos, também nos mais diversos formatos.
 
Imagem

Juiz João Antonio Guilhembernard Pereira Leite (ao centro) participa de palestra realizada no Salão de Atos da Faculdade de Direito da UFRGS em 17/10/1980

 

FUNDO CARLOS ALBERTO BARATA SILVA

Em 26 de maio de 2009, na cerimônia de doação do Acervo Particular do Ministro Carlos Alberto Barata Silva por sua família ao Memorial, foram doadas também fotografias que documentam as atividades desse magistrado.

São aproximadamente 30 imagens em papel fotográfico preto e branco.

Abaixo, um exemplar de uma dessas fotos.

 

Imagem

Visita de Carlos Alberto Barata Silva (Presidente do TRT4), acompanhado de Peri Saraiva (Vice-Presidente do TRT4), ao Presidente da República Emílio Garrastazu Médici, em 1971

 

 

FUNDO SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS

 

Conjunto fotográfico que retrata o II Encontro dos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho, ocorrido em Porto Alegre de 15 a 22 de outubro de 1967.

O Fundo constitui-se de aproximadamente 60imagens em papel fotográfico preto e branco.

 

Imagem

Esposas participantes do II Encontro de Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho, realizado em 15/10/1967 em visita à Vila Mapa, em Porto Alegre, acompanhadas da Sra. Margarida Moraes Nascimento, Diretora-Geral do TRT4

 

FUNDO SERVIÇO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

Imagens que documentam a construção do prédio-sede do Tribunal da 4ª Região no período de 1983 a 1984. São aproximadamente 200 imagens.

 

Imagem

Construção do prédio do TRT4 - 1983

 

FUNDO MARIA GUILHERMINA MIRANDA

Retrata atividades profissionais da Magistrada. Foram doadas ao Memorial aproximadamente 40 imagens pela própria Desembargadora.

 

Imagem

Juíza Maria Guilhermina Miranda visita minas de carvão em Criciúma/SC em Julho de 1976

 

 

FUNDO ALCINA ARDAIZ SURREAUX

 

Documenta atividades profissionais da Magistrada e de sua vida pessoal. Foram digitalizadas 113 imagens de álbuns da própria Juíza.

 

Imagem

Alcina e seu esposo Jorge Surreaux

 

Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho
Última atualização: 26/01/2024 13:45