Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Coleção Justiça e Trabalho

A Coleção Justiça e Trabalho é composta por Livros produzidos e/ou organizados pelo Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul,  impressos e/ou em pdf apenas, tendo como temática a preservação da memória da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul e no Brasil.

A seguir, a descrição e o conteúdo das obras na íntegra.

BIAVASCHI, Magda Barros; LÜBBE, Anita; MIRANDA, Maria Guilhermina. Memória e Preservação de Documentos: Direitos do Cidadão. São Paulo: LTR, 2007

 

Imagem

 

Este livro é resultado de um trabalho pioneiro desenvolvido coletivamente no I Encontro da Memória da Justiça do Trabalho do Brasil, organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e por seu Memorial, nos dias 06 e 07 de novembro de 2006, na semana de comemoração dos 60 anos da Justiça do Trabalho como integrante do Poder Judiciário brasileiro.

O presente livro é, assim, um dos frutos dessa iniciativa pioneira e do trabalho conjunto de todos os que participaram do evento e que se preocupam com o tema da preservação a partir de vários enfoques, abordando-a em seus aspectos técnicos, historiográficos, sociológicos, arquivísticos e jurídicos.

O livro, prefaciado pelo Juiz Denis Marcelo de Lima Molarinho, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região à época, está estruturado em três partes, como segue: 

Na primeira parte, introduzida pelo programa oficial do Encontro, encontram-se os textos do Ministro José Luciano de Castilhos Pereira e dos historiadores Ângela Maria de Castro Gomes e Fernando Teixeira da Silva, estes, respectivamente, professores da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estadual de Campinas, cujos trabalhos apresentam os seguintes títulos: “Justiça do Trabalho no Brasil: notas de uma pesquisa” e “Nem Crematório de Fontes Nem Museu de Curiosidades: Por que Preservar os Documentos da Justiça do Trabalho”.

Na segunda parte, textos elaborados pelos participantes do I Encontro sobre vários aspectos da preservação documental e sobre a importância da preservação para as atividades de pesquisa e, outros, de representantes de Memoriais e Centros de Memória com relatos de distintas experiências regionais e das atividades que estão desenvolvendo.

Na terceira parte, o discurso de encerramento proferido pela Juíza Beatriz Zoratto Sanvicente, então Vice-Corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, atualmente no exercício da Corregedoria Regional, e, por fim, as Resoluções aprovadas pela plenária do I Encontro.

A obra traz uma série de temas e aborda discussões fundamentais para que se compreendam as dificuldades e a importância da preservação da memória em um mundo marcado por incertezas e inseguranças. Busca, assim, a partir de uma reflexão crítica, oferecer elementos que possam contribuir para com o debate que se aprofunda no país sobre o tema da preservação dos processos judiciais, indicando alguns caminhos superadores de problemas que esse assunto envolve. 

 

SCHMIDT, Benito Bisso (org.). Trabalho, justiça e direitos no Brasil: Pesquisa histórica e preservação das fontes. São Leopoldo: Oikos, 2010.

 

Imagem

 

O livro "Trabalho, Justiça e Direitos no Brasil: pesquisa histórica e preservação das fontes" é um dos resultados das  V Jornadas Regionais "Mundos do Trabalho", da ANPUH-RS, em parceria com o Memorial/RS, realizadas na sede do TRT4.

Este livro traz em grande parte textos de historiadores que se têm destacado no estudo da formação das identidades dos trabalhadores brasileiros desde os tempos do Brasil Colônia até os dias atuais, apresentados inicialmente como conferências e mesas-redondas nas referidas Jornadas, realizadas de 17 a 19 de junho de 2009; um deles, porém, o do Prof. Sidney Chalhoub, corresponde à palestra que proferiu no Curso de Formação de Multiplicadores em “Políticas de resgate, preservação, conservação e restauração do patrimônio histórico da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul”, organizado pelo Memorial/RS, realizado em 03 de junho de 2005. 

Sua publicação é oportuna e necessária, atualizando o debate sobre a importância dos processos como fontes históricas em uma arena de conflitos que é a área da preservação documental.

 
Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho
Última atualização: 15/01/2024 16:43