Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Textos e Publicações

O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul disponibiliza, neste espaço, diversos textos para pesquisa e informação. Constitui este banco de arquivos a Coleção Justiça e Trabalho, o informativo Memória em Construção e um conjunto de textos variados composto por teses, dissertações, publicações, informativos, relatórios, entre outros.

Para acessar os textos da Coleção Justiça e Trabalho e do informativo Memória em Construção na íntegra, clique nos links acima.

Os textos variados estão disponíveis logo abaixo.

 

TEXTOS VARIADOS

RELATÓRIOS, TESES, DISSERTAÇÕES E MONOGRAFIAS

      • Relatórios

BIAVASCHI, Magda Barros; BALTAR, Paulo E. de Andrade. A TERCEIRIZAÇÃO E A JUSTIÇA DO TRABALHO. Campinas: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo; 2009.

BIAVASCHI, Magda Barros; BALTAR, Paulo E. de Andrade. A TERCEIRIZAÇÃO E A JUSTIÇA DO TRABALHO: diversidades regionais. Campinas: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo; 2010.

      • Teses

BIAVASCHI, Magda Barros. O Direito do Trabalho no Brasil – 1930/1942: A construção do sujeito de direitos trabalhistas. 2005. (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SIMÕES, Júlia da Rosa. Na pauta da lei: trabalho, organização sindical e luta por direitos entre músicos porto-alegrenses (1934-1963). 2016. (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

      • Dissertações

LEMOS, Dinah Beatriz Souza .Tempos e Tutelas: Contribuição à Historia do Direito e Justiça do Trabalho no Brasil. 1997. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

LUZ, Alex Favernazi da. Justiça do Trabalho: Demandas Trabalhistas no Norte do Rio Grande do Sul (1941-1960).2011. Dissertação (Mestrado em História. Programa de Pós-Graduação em História - Universidade de Passo Fundo - RS, Passo Fundo, 2011.

MARANGON, Elizete Gonçalves. A Caracterização do Vínculo Empregatício na Justiça do Trabalho da Região de Passo Fundo: aspectos jurídicos e históricos no período de 1998 a 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, 2009.

OLIVEIRA, Walter. Poder Normativo Da Justiça Do Trabalho: Direito Formal Da Classe Trabalhadora Brasileira. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

SPERANZA, Clarice. A greve da oficina de chumbo: O movimento de resistência dos trabalhadores da Empresa Jornalística Caldas Júnior (Porto Alegre, 1983-1984). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

      • Monografias

ALEGRANSI, Celso. Ferroviário, Trabalhista, Comunista: O Cotidiano De Um Trabalhador Da Vfrgs Entre 1950 E 1990. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

BALBINOT, Camile. CLT - Fundamentos Ideológico-Políticos: Fascista ou Liberal-Democrática?. Porto Alegre, 2010. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2010

CHASSAVOIMAISTER, Eliane; CONSUL, Ana Cristina; JUSTIN, Patrícia; MORAES, Patrícia; OLIVEIRA, Roberta Fialho de; VALLANDRO, Karen Andrea Kirchhof. A greve dos mineiros no Rio Grande do Sul em 1946. Porto Alegre, 2005. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2005.

DE BEM, Emmanuel. Os Trabalhadores e a Justiça do Trabalho: Estudo centrado na cidade de Pelotas-RS, 1938-1943. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História), Departamento de História, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.

PIEPER, Jordana Alves. Carregar e descarregar: os estivadores de Pelotas e suas relações trabalhistas entre 1940 e 1942. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História). Instituto de Ciências Humanas. Departamento de História. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

ROCHA, Lóren Nunes da. Acervo da Justiça do Trabalho de Pelotas (1940-1945): da guarda documental ao uso na pesquisa histórica. Monografia. Instituto de Ciências Humanas. Departamento de História. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2012.

SCHMIT, Paula Helena. Direitos Fundamentais e Consciência de Classe: a historicidade justrabalhista. Santa Cruz do Sul, 2009, In: 1º Encontro Nacional de Juizes do Trabalho Aposentados -  3ª colocada no Concurso Nacional de Monografia - Prêmio Juiz Ruy Eloy (2009). Arquivo eletrônico. João Pessoa, 2009.

SILVEIRA, Gabriel Eidelwein. Magistratura do Trabalho: historiografia e sociologia. Porto Alegre, 2010. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2010.

VALDEZ, Lelio Roberto. Mansos e cabreiros no Swift: Disciplina e indisciplina no frigorífico Swift na década de 1940. 2006. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Técnica de Pesquisa Histórica II. Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

VALDEZ, Lelio Roberto. Os homens do Swift: Lutas operárias nos anos do Estado Novo. 2007. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Prática de Pesquisa. Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

 

RESENHAS E ARTIGOS

BIAVASCHI, Magda Barros e Lübbe, Anita Job Lübbe. Os Memoriais e a Preservação dos Documentos da Justiça do Trabalho: Revisitando a tabela de temporalidade dos documentos e processos trabalhistas arquivados. TST, Brasilia In: Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais da Justiça do Trabalho, Aracajú, 2006.

BIAVASCHI, Magda Barros. O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul e a Pesquisa – Artigos Do Memorial, 2005, Porto Alegre. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região,2005.

CHALHOUB, Sidney. O Conhecimento da História, o Direito à Memória e os Arquivos Judiciais. In: Curso de formação de multiplicadores em políticas de resgate, preservação, conservação e restauração do patrimônio histórico da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Porto Alegre, Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2005.

COSTA, Ana Maria Machado da. A Construção do Direito do Trabalho no Brasil - O Legado Castilhista. In: Seminário O Memorial Da Justiça Do Trabalho No RS E A Construção Do Direito E Da Justiça Do Trabalho No Brasil, 2004, Porto Alegre. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2004.

DECKER, Elton Luiz. A importância da Lei nº 62/35 - Artigos Do Memorial, Porto Alegre, 2005. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2005.

DECKER, Elton Luiz, et KNEIPP, Katia Teixeira. Nos trilhos da memória: construindo uma memória visual dos trabalhadores ferroviários In. Revista História Oral, v. 14, n. 1 (2011): Dossiê - História oral, memória e patrimônio - Multimídia. 2011.

DROPPA, Alisson et Oliveira, Walter. Os processos da Justiça do Trabalho como fonte pesquisa: a preservação da memória da luta dos trabalhadores. Revista Métis - História e Cultura. Vol. 12, Nro. 23, Caxias do Sul, 2013.

GOMES, Angela Maria de Castro. Arnaldo Sussekind: um Construtor do Direito do Trabalho no Brasil In: Seminário O Memorial Da Justiça Do Trabalho No RS E A Construção Do Direito E Da Justiça Do Trabalho No Brasil, 2004, Porto Alegre. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região,2004.

LÜBBE, Anita Job. A preservação dos documentos da Justiça do Trabalho. TST, Brasilia In: Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais da Justiça do Trabalho, Aracajú, 2006.

RANSOLIN, Antonio Francisco. Ferrovias no Rio Grande do Sul - Artigos Do Memorial, Porto Alegre, 2005. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2004.

RANSOLIN, Antonio Francisco; LEMOS, Dinah e DECKER, Elton Luiz. Estudos de Gestão Documental do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região. In: II Congresso Nacional de Arquivologia, 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul, 2006

RANSOLIN, Antonio Francisco. Frigoríficos no RS - Artigos Do Memorial, Porto Alegre, 2005. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2004.

Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho
Última atualização: 18/03/2021 16:59