Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Textos, Relatórios, Normativos entre outros

O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul disponibiliza, neste espaço, diversos textos para pesquisa e informação. Constituem este banco de arquivos teses, dissertações, publicações, informativos, relatórios, normativos entre outros.


BIAVASCHI, Magda Barros; BALTAR, Paulo E. de Andrade. A TERCEIRIZAÇÃO E A JUSTIÇA DO TRABALHOAbre em nova aba. Campinas: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo; 2009.

BIAVASCHI, Magda Barros; BALTAR, Paulo E. de Andrade. A TERCEIRIZAÇÃO E A JUSTIÇA DO TRABALHO: diversidades regionaisAbre em nova aba.Abre em nova aba Campinas: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo; 2010.

BIAVASCHI, Magda Barros. O Direito do Trabalho no Brasil – 1930/1942: A construção do sujeito de direitos trabalhistasAbre em nova aba. 2005. (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SIMÕES, Júlia da Rosa. Na pauta da lei: trabalho, organização sindical e luta por direitos entre músicos porto-alegrenses (1934-1963)Abre em nova aba. 2016. (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

SCHNEIDER, Giselda Siqueira da Silva. A mulher trabalhadora em busca de direitos na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul: desafios da emancipação feminina nos anos 1941-1946. Passo fundo, 2014.

LEMOS, Dinah Beatriz Souza .Tempos e Tutelas: Contribuição à Historia do Direito e Justiça do Trabalho no BrasilAbre em nova aba. 1997. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

KERN, Francisco da Silva. Educação Patrimonial nos Espaços Virtuais: Acessibilidade e SensibilizaçãoAbre em nova aba

LUZ, Alex Favernazi da. Justiça do Trabalho: Demandas Trabalhistas no Norte do Rio Grande do Sul (1941-1960).2011.Abre em nova aba Dissertação (Mestrado em História. Programa de Pós-Graduação em História - Universidade de Passo Fundo - RS, Passo Fundo, 2011.

MARANGON, Elizete Gonçalves. A Caracterização do Vínculo Empregatício na Justiça do Trabalho da Região de Passo Fundo: aspectos jurídicos e históricos no período de 1998 a 2008Abre em nova aba. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, 2009.

OLIVEIRA, Walter. Poder Normativo Da Justiça Do Trabalho: Direito Formal Da Classe Trabalhadora BrasileiraAbre em nova aba. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

SPERANZA, Clarice. A greve da oficina de chumbo: O movimento de resistência dos trabalhadores da Empresa Jornalística Caldas Júnior (Porto Alegre, 1983-1984).Abre em nova aba 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

ALEGRANSI, Celso. Ferroviário, Trabalhista, Comunista: O Cotidiano De Um Trabalhador Da Vfrgs Entre 1950 E 1990Abre em nova aba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

BALBINOT, Camile. CLT - Fundamentos Ideológico-Políticos: Fascista ou Liberal-Democrática?Abre em nova aba. Porto Alegre, 2010. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2010

CHASSAVOIMAISTER, Eliane; CONSUL, Ana Cristina; JUSTIN, Patrícia; MORAES, Patrícia; OLIVEIRA, Roberta Fialho de; VALLANDRO, Karen Andrea Kirchhof. A greve dos mineiros no Rio Grande do Sul em 1946.Abre em nova aba Porto Alegre, 2005. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2005.

DE BEM, Emmanuel. Os Trabalhadores e a Justiça do Trabalho: Estudo centrado na cidade de Pelotas-RS, 1938-1943Abre em nova aba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História), Departamento de História, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.

PIEPER, Jordana Alves. Carregar e descarregar: os estivadores de Pelotas e suas relações trabalhistas entre 1940 e 1942.Abre em nova aba 2013. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História). Instituto de Ciências Humanas. Departamento de História. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

ROCHA, Lóren Nunes da. Acervo da Justiça do Trabalho de Pelotas (1940-1945): da guarda documental ao uso na pesquisa históricaAbre em nova aba. Monografia. Instituto de Ciências Humanas. Departamento de História. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2012.

SCHMIT, Paula Helena. Direitos Fundamentais e Consciência de Classe: a historicidade justrabalhista. Santa Cruz do Sul, 2009, In: 1º Encontro Nacional de Juizes do Trabalho Aposentados -  3ª colocada no Concurso Nacional de Monografia - Prêmio Juiz Ruy Eloy (2009). Arquivo eletrônico. João Pessoa, 2009.

SILVEIRA, Gabriel Eidelwein. Magistratura do Trabalho: historiografia e sociologiaAbre em nova aba. Porto Alegre, 2010. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2010.

VALDEZ, Lelio Roberto. Mansos e cabreiros no Swift: Disciplina e indisciplina no frigorífico Swift na década de 1940Abre em nova aba. 2006. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Técnica de Pesquisa Histórica II. Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

VALDEZ, Lelio Roberto. Os homens do Swift: Lutas operárias nos anos do Estado NovoAbre em nova aba. 2007. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Prática de Pesquisa. Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

BIAVASCHI, Magda Barros e Lübbe, Anita Job Lübbe. Os Memoriais e a Preservação dos Documentos da Justiça do Trabalho: Revisitando a tabela de temporalidade dos documentos e processos trabalhistas arquivadosAbre em nova aba.Abre em nova aba TST, Brasilia In: Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais da Justiça do Trabalho, Aracajú, 2006.

BIAVASCHI, Magda Barros. O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul e a PesquisaAbre em nova aba – Artigos Do Memorial, 2005, Porto Alegre. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região,2005.

CHALHOUB, Sidney. O Conhecimento da História, o Direito à Memória e os Arquivos JudiciaisAbre em nova aba. In: Curso de formação de multiplicadores em políticas de resgate, preservação, conservação e restauração do patrimônio histórico da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Porto Alegre, Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2005.

COSTA, Ana Maria Machado da. A Construção do Direito do Trabalho no Brasil - O Legado CastilhistaAbre em nova aba. In: Seminário O Memorial Da Justiça Do Trabalho No RS E A Construção Do Direito E Da Justiça Do Trabalho No Brasil, 2004, Porto Alegre. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2004.

DECKER, Elton Luiz. A importância da Lei nº 62/35Abre em nova aba - Artigos Do Memorial, Porto Alegre, 2005. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2005.

DECKER, Elton Luiz, et KNEIPP, Katia Teixeira. Nos trilhos da memória: construindo uma memória visual dos trabalhadores ferroviáriosAbre em nova aba In. Revista História Oral, v. 14, n. 1 (2011): Dossiê - História oral, memória e patrimônio - Multimídia. 2011.

DROPPA, Alisson et Oliveira, Walter. Os processos da Justiça do Trabalho como fonte pesquisa: a preservação da memória da luta dos trabalhadoresAbre em nova aba. Revista Métis - História e Cultura. Vol. 12, Nro. 23, Caxias do Sul, 2013.

GOMES, Angela Maria de Castro. Arnaldo Sussekind: um Construtor do Direito do Trabalho no BrasilAbre em nova aba In: Seminário O Memorial Da Justiça Do Trabalho No RS E A Construção Do Direito E Da Justiça Do Trabalho No Brasil, 2004, Porto Alegre. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região,2004.

LÜBBE, Anita Job. A preservação dos documentos da Justiça do Trabalho. TST, Brasilia In: Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais da Justiça do Trabalho, Aracajú, 2006.

RANSOLIN, Antonio Francisco. Ferrovias no Rio Grande do SulAbre em nova aba - Artigos Do Memorial, Porto Alegre, 2005. Arquivo eletrônico. Porto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2004.

RANSOLIN, Antonio Francisco; LEMOS, Dinah e DECKER, Elton Luiz. Estudos de Gestão Documental do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª RegiãoAbre em nova aba. In: II Congresso Nacional de Arquivologia, 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul, 2006

RANSOLIN, Antonio Francisco. Frigoríficos no RSAbre em nova aba - Artigos Do Memorial, Porto Alegre, 2005. Arquivo eletrônicoPorto Alegre: Memorial do TRT 4ª Região, 2004.

Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho
Última atualização: 18/01/2024 13:37