Acervos Privados
Os acervos privados são documentos de pessoas ou entidades que são doados ao Memorial e vêm integrar e complementar a documentação institucional, passando, então, a denominar-se "fundos".
O acolhimento das doações é feito mediante prévia avaliação dos documentos pelos servidores do Memorial (conforme Termo de Depósito Temporário para Doação).
Se você tem documentos que considera relevantes para a preservação da memória do Direito e da Justiça do Trabalho no RS e gostaria de doá-los ao Memorial, entre em contato conosco.
Abaixo, segue breve descrição dos fundos privados que passaram a integrar o Acervo do Memorial.
Fundo Victor Douglas Nuñez: Constituído do Processo de Anistia, de caricaturas de autoria de Victor Douglas Nuñez, de pôsteres, de livretos...
Processo de Anistia Arquivo tipo pdf de 211MB
Caricaturas
Pôsters
Livretos
Fundo Carlos Alberto Barata Silva: Constituído de livros encadernados com todas as suas sentenças proferidas nas Juntas de Conciliação e Julgamento de São Jerônimo e São Leopoldo, no período de 1946 a 1957, bem como Atualizações Legislativas do mesmo período
.
Acervo Privado do Ministro Carlos Alberto Barata Silva conservado no Memorial
Fundo Danúbio Gonçalves: Composto por 4 cadernos de desenhos que retratam o cotidiano dos mineiros de Butiá/RS. Para amostra dos cadernos, clique na imagem abaixo.
Abre em nova aba
À esquerda, capa de um dos cadernos de desenho. À direita, duas mostras
das ilustrações contidas nos cadernos de Danúbio Gonçalves.
Fundo Biblioteca Pública Pelotense: Composto por imagens antigas da vida e da cultura pelotenses.
Detalhes de alguns dos documentos constantes do Acervo
Fundo Milton Dutra: Composto pela Biblioteca do Desembargador Milton Carlos Varela Dutra, a qual foi doada ao Memorial após seu falecimento, ocorrido em 2012.
Coleções inteiras de obras que versam sobre Direito do Trabalho foram doadas ao Memorial.
Fundo Magda Barros Biavaschi: Composto por arquivos pessoais, decisões judiciais, artigos de autoria da magistrada, discursos, entre outros.

Documentação triada e guardada em caixas poliondas
Fundo João Antônio Guilhembernard Pereira Leite: Composto por livros de sentenças de 1966 a julho de 1971; materiais referentes ao V Congresso Iberoamericano del Derecho del Trabajo de la Seguridad Social; atas de inspeções ordinárias ocorridas de 1981 a 1982; trabalhos de conclusão de curso apresentados por alunos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos e acórdãos de 1974 a 1990.
Detalhe dos livros de acórdãos que compõem o Acervo
Fundo Carlos Renan Kurtz
(Clique em cada item para visualizar o seu conteúdo, na íntegra.)
- Dossiê do processo de Anistia Política de Carlos Renan Kurtz Arquivo tipo pdf de 77,7MB
- Dossiê das medidas judiciais frente ao preterimento na nomeação para o cargo de juiz do trabalho substitutoArquivo tipo pdf de 110,5MB
- Requerimento de Anistia - Carlos Renan Kurtz - Volumes 1 e 2 Arquivo tipo pdf de 37,1MB
- Requerimento de Anistia - Carlos Renan Kurtz - Volumes 3 e 4Arquivo tipo pdf de 30,6MB
- Requerimento de Anistia - Carlos Renan Kurtz - Volume 5Arquivo tipo pdf de 7,6MB
- Requerimento de Anistia - Carlos Renan Kurtz - ApensoArquivo tipo pdf de 6,5MB
- Ação Cautelar - Carlos Renan KurtzArquivo tipo pdf de 6,8MB
- Ações de Nomeação - Carlos Renan Kurtz.pdfArquivo tipo pdf de 26,2MBAbre em nova abaArquivo tipo pdf de 26,2MB
- Documentos das Ações - Carlos Renan Kurtz.pdf Arquivo tipo pdf de 14,9MB
Além desses, por ocasião de eventos e exposições promovidas pelo Memorial, foram cedidos temporariamente os seguintes acervos:
Fundo Bernadete Laú Kurts e Reginald Felker: Composto por documentos e fotos cedidos ao Memorial como subsídio para a exposição "Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória", da Série Registros, inaugurada em 6 de abril de 2015.
Fundo Ferroviários: Composto por documentos e fotos cedidos ao Memorial para subsídio da exposição e do documentário "Nos Trilhos da Memória", no ano de 2009.