Acervos Privados
Os acervos privados são documentos de pessoas ou entidades que são doados ao Memorial e vêm integrar e complementar a documentação institucional, passando, então, a denominar-se "fundos".
O acolhimento das doações é feito mediante prévia avaliação dos documentos pelos servidores do Memorial (conforme Termo de Depósito Temporário para Doação).
Se você tem documentos que considera relevantes para a preservação da memória do Direito e da Justiça do Trabalho no RS e gostaria de doá-los ao Memorial, entre em contato conosco.
Abaixo, segue breve descrição dos fundos privados que passaram a integrar o Acervo do Memorial.
- Fundo Victor Douglas Nuñez: Constituído do Processo de Anistia, de caricaturas de autoria de Victor Douglas Nuñez, de pôsteres, de livretos...
- Fundo Carlos Alberto Barata Silva: Constituído de livros encadernados com todas as suas sentenças proferidas nas Juntas de Conciliação e Julgamento de São Jerônimo e São Leopoldo, no período de 1946 a 1957, bem como Atualizações Legislativas do mesmo período.

Acervo Privado do Ministro Carlos Alberto Barata Silva conservado no Memorial
- Fundo Danúbio Gonçalves: Composto por 4 cadernos de desenhos que retratam o cotidiano dos mineiros de Butiá/RS. Para amostra dos cadernos, clique na imagem abaixo.
À esquerda, capa de um dos cadernos de desenho. À direita, duas mostras das ilustrações contidas nos cadernos de Danúbio Gonçalves.
- Fundo Biblioteca Pública Pelotense: Composto por imagens antigas da vida e da cultura pelotenses.

Detalhes de alguns dos documentos constantes do Acervo
- Fundo Milton Dutra: Composto pela Biblioteca do Desembargador Milton Carlos Varela Dutra, a qual foi doada ao Memorial após seu falecimento, ocorrido em 2012.

Coleções inteiras de obras que versam sobre Direito do Trabalho foram doadas ao Memorial.
- Fundo Magda Barros Biavaschi: Composto por arquivos pessoais, decisões judiciais, artigos de autoria da magistrada, discursos, entre outros.
Documentação triada e guardada em caixas poliondas
- Fundo João Antônio Guilhembernard Pereira Leite: Composto por livros de sentenças de 1966 a julho de 1971; materiais referentes ao V Congresso Iberoamericano del Derecho del Trabajo de la Seguridad Social; atas de inspeções ordinárias ocorridas de 1981 a 1982; trabalhos de conclusão de curso apresentados por alunos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos e acórdãos de 1974 a 1990.

Detalhe dos livros de acórdãos que compõem o Acervo
º Fundo Carlos Renan Kurtz
(Clique em cada item para visualizar o seu conteúdo, na íntegra.)
- Dossiê do processo de Anistia Política de Carlos Renan Kurtz Abre em nova abaArquivo tipo pdf de 77,7MB
- Dossiê das medidas judiciais frente ao preterimento na nomeação para o cargo de juiz do trabalho substituto Abre em nova abaArquivo tipo pdf de 110,5MB
- Requerimento de Anistia - Carlos Renan Kurtz - Volumes 1 e 2 Abre em nova abaArquivo tipo pdf de 37,1MB
- Requerimento de Anistia - Carlos Renan Kurtz - Volumes 3 e 4 Abre em nova abaArquivo tipo pdf de 30,6MB
- Requerimento de Anistia - Carlos Renan Kurtz - Volume 5 Abre em nova abaArquivo tipo pdf de 7,6MB
- Requerimento de Anistia - Carlos Renan Kurtz - Apenso Abre em nova abaArquivo tipo pdf de 6,5MB
- Ação Cautelar - Carlos Renan Kurtz Abre em nova abaArquivo tipo pdf de 6,8MB
- Ações de Nomeação - Carlos Renan Kurtz.pdf Abre em nova abaArquivo tipo pdf de 26,2MB
- Documentos das Ações - Carlos Renan Kurtz.pdf Arquivo tipo pdf de 14,9MBAbre em nova aba
Além desses, por ocasião de eventos e exposições promovidas pelo Memorial, foram cedidos temporariamente os seguintes acervos:
- Fundo Bernadete Laú Kurts e Reginald Felker: Composto por documentos e fotos cedidos ao Memorial como subsídio para a exposição "Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória", da Série Registros, inaugurada em 6 de abril de 2015.
- Fundo Ferroviários: Composto por documentos e fotos cedidos ao Memorial para subsídio da exposição e do documentário "Nos Trilhos da Memória", no ano de 2009.