Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Acervos Privados

Os acervos privados são documentos de pessoas ou entidades que são doados ao Memorial e vêm integrar e complementar a documentação institucional, passando, então, a denominar-se "fundos".

O acolhimento das doações é feito mediante prévia avaliação dos documentos pelos servidores do Memorial (conforme Termo de Depósito Temporário para Doação).

Se você tem documentos que considera relevantes para a preservação da memória do Direito e da Justiça do Trabalho no RS e gostaria de doá-los ao Memorial, entre em contato conosco.

Abaixo, segue breve descrição dos fundos privados que passaram a integrar o Acervo do Memorial.


      • Fundo Victor Douglas Nuñez: Constituído do Processo de Anistia, de caricaturas de autoria de Victor Douglas Nuñez, de pôsteres, de livretos...   
Processo de Anistia 
Caricaturas
Pôsters
Livretos


      • Fundo Carlos Alberto Barata Silva: Constituído de livros encadernados com todas as suas sentenças proferidas nas Juntas de Conciliação e Julgamento de São Jerônimo e São Leopoldo, no período de 1946 a 1957, bem como Atualizações Legislativas do mesmo período.

 

Imagem

Acervo Privado do Ministro Carlos Alberto Barata Silva conservado no Memorial

 

      • Fundo Danúbio Gonçalves: Composto por 4 cadernos de desenhos que retratam o cotidiano dos mineiros de Butiá/RS. Para amostra dos cadernos, clique na imagem abaixo.

 

Imagem Abre em nova aba

À esquerda, capa de um dos cadernos de desenho. À direita, duas mostras das ilustrações contidas nos cadernos de Danúbio Gonçalves.

 

      • Fundo Biblioteca Pública Pelotense: Composto por imagens antigas da vida e da cultura pelotenses.

 

Imagem

Detalhes de alguns dos documentos constantes do Acervo

 

      • Fundo Milton Dutra: Composto pela Biblioteca do Desembargador Milton Carlos Varela Dutra, a qual foi doada ao Memorial após seu falecimento, ocorrido em 2012.

 

Imagem

Coleções inteiras de obras que versam sobre Direito do Trabalho foram doadas ao Memorial.

 

      • Fundo Magda Barros Biavaschi: Composto por arquivos pessoais, decisões judiciais, artigos de autoria da magistrada, discursos, entre outros.

  Documentação triada e guardada em caixas poliondas

 Documentação triada e guardada em caixas poliondas

 

      • Fundo João Antônio Guilhembernard Pereira Leite: Composto por livros de sentenças de 1966 a julho de 1971; materiais referentes ao V Congresso Iberoamericano del Derecho del Trabajo de la Seguridad Social; atas de inspeções ordinárias ocorridas de 1981 a 1982; trabalhos de conclusão de curso apresentados por alunos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos e acórdãos de 1974 a 1990.

 

Imagem

Detalhe dos livros de acórdãos que compõem o Acervo


 

º  Fundo Carlos Renan Kurtz
   (Clique em cada item para visualizar o seu conteúdo, na íntegra.)

Além desses, por ocasião de eventos e exposições promovidas pelo Memorial, foram cedidos temporariamente os seguintes acervos:

    • Fundo Bernadete Laú Kurts e Reginald Felker: Composto por documentos e fotos cedidos ao Memorial como subsídio para a exposição "Advocacia Trabalhista Gaúcha: Origem e Trajetória", da Série Registros, inaugurada em 6 de abril de 2015. 
      • Fundo Ferroviários: Composto por documentos e fotos cedidos ao Memorial para subsídio da exposição e do documentário "Nos Trilhos da Memória", no ano de 2009.
    Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho
    Última atualização: 26/03/2024 14:42