Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Apresentação

O Memorial da Justiça do Trabalho no RS foi criado pela Resolução Administrativa nº 22, de 2003 e opera na implantação da Política de Gestão da Memória, sob coordenação da Comissão de Gestão da Memória (CMEMO), conforme Portaria GP.TRT4 nº 229Abre em nova aba, de 23 de janeiro de 2024. Seu funcionamento é regulamentado pela Resolução Administrativa nº 23, de 2021, do TRT da 4ª Região (texto compilado com as alterações promovidas pela Resoluções Administrativas n°s 27/2021, 24/2022, 34/2022, 05/2023 e 42/2023). Abre em nova abaTem como principais objetivos preservar, organizar e disponibilizar ao público a documentação da Justiça do Trabalho na 4ª Região, patrimônio de toda sociedade; a realização de pesquisas sobre a história da Justiça e do Direito do Trabalho no Brasil em suas articulações com o mundo do trabalho; e o desenvolvimento de atividades voltadas à divulgação desse acervo e dessas pesquisas: cursos de capacitação, eventos científicos, exposições, publicações, entre outras. 


 VÍDEO INSTITUCIONAL

 Imagem
Abre em nova aba


SALA DE EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO MEMORIAL

 Os desembargadores Francisco Rossal, Ricardo Martins Costa, Rosane Serafini Casa Nova, João Paulo Lucena e a juíza Anita Lübbe descerram a placa do novo espaço de exposições do Memorial do TRT4

Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Inaugurada em 28 de novembro de 2023, o Espaço de Exposição Permanente do Memorial do TRT4 fica no térreo do pédio III do Foro Trabalhista de Porto Alegre, na Av. Praia de Belas, 1.432, em Porto Alegre-RS.  É destinado à visitação e apresentação de mostras culturais que resgatam a história da Justiça Trabalhista gaúcha a partir de seu acervo documental e museológico.

Veja aquiAbre em nova aba notícia sobre a cerimônia de descerramento da placa do novo espaço.
 

 BANDEIRA DO TRIBUNAL DO REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO

 Imagem

 

 HINO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

 O Hino da Justiça do Trabalho, criado em homenagem aos magistrados trabalhistas brasileiros, foi composto (letra e música) em 12 de outubro de 1998 por Vicente José Malheiros da Fonseca, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 8ª Região.

O Hino, em sua grandeza cultural, reflete harmonicamente os ideais da Justiça do Trabalho e a importância dessa para o Poder Judiciário Brasileiro e para a sociedade. A primeira execução da obra aconteceu em 04 de dezembro de 1998, ocasião em que o próprio autor tomava posse como Presidente do TRT da 8ª Região.

Em 9 de março de 2000, por meio da Resolução nº 45, o TRT da 8ª Região oficializou o hino. Em 29 de fevereiro de 2012, o Plenário do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio da  Resolução nº 91, aprovou unanimemente o hino instituindo-o para toda a Justiça do Trabalho.

Acompanhe a letra do hino:

 

HINO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

(Hino em homenagem aos magistrados trabalhistas brasileiros)

Letra e música de Vicente José Malheiros da Fonseca

(Belém-PA, 12 de outubro de 1998)

 

I

SEMPRE EM BUSCA DE UM GRANDE IDEAL

NO CAMINHO DO JUSTO E DA LEI

SEJA A META ATINGIR, AFINAL,

TUDO AQUILO QUE UM DIA SONHEI!

SALVE, Ó DEUSA DA NOSSA ESPERANÇA,

O CONFLITO NÓS VAMOS COMPOR

QUEM CONFIA EM TI NÃO SE CANSA,

VÊ NA PAZ TODA A CHAMA DO AMOR.

A CHAMA DO AMOR.

 

II

CANTEMOS EM HOMENAGEM

MANTENDO A NOSSA IMAGEM

NA VOZ DESTA CANÇÃO

EM FORMA DE ORAÇÃO.

JUSTIÇA DA EQUIDADE

É A TUA IDENTIDADE

LOUVEMOS NOSSA JUSTIÇA

A JUSTIÇA DO TRABALHO.

 

III

PELA PAZ SOCIAL

ESTA É A NOSSA MISSÃO:

DAR AO POVO O QUE É SEU

POR CONQUISTA SE DEU

NA CONCILIAÇÃO,

NA SENTENÇA FINAL.

(SEMPRE EM BUSCA...)

 

Faça aqui Abre em nova abao download do Hino da Justiça do Trabalho executado pela Orquestra e Coro Jovem "Maestro Wilson Fonseca", de Santarém (PA). A regência é do Maestro José Agostinho da Fonseca Neto e o registro consta no CD "Sinfonia Amazônica (vol. 1)".

Para mais informações a respeito do Hino e para as partituras, acesse http://www.tst.jus.br/hino-da-justica-do-trabalhoAbre em nova aba.

(Fonte: Tribunal Superior do Trabalho)

 






 

Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho
Última atualização: 26/03/2024 13:44