Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Memorial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Memorial da Justiça do Trabalho

Parcerias

As parcerias com instituições voltadas à guarda e pesquisa em fontes documentais têm sido estimuladas pelo Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul como meio de preservar os  documentos do Judiciário Trabalhista e sua disponibilização à consulta pública.

Nesse sentido,  dá-se a preferência a entes públicos e, mais recentemente, a instituições comunitárias, desde que o acesso aos documentos se mantenha público. Essa ação atende tanto à reivindicação das instituições de pesquisa locais, interessadas nos  documentos de sua região, quanto à falta de espaço físico nas Unidades Judiciárias.

Tais parcerias não descuidam da natureza pública dos acervos e se fundam, também, no direito à informação, resultando  aumento de visibilidade dos documentos judiciais.

Atualmente, o Memorial é parceiro de cinco universidades: a Universidade Federal de Pelotas - UFPel, a Universidade de Passo Fundo - UPF, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e a Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. 

Veja a seguir mais informações sobre cada um desses parceiros.

 

______________________________

 

Imagem

A Parceria realizada com o Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de PelotasAbre em nova aba teve como objetivo preservar e disponibilizar a  pesquisa dos processos findos ajuizados naquela cidade entre 1944 e 1991, tendo sido autorizada pelo Órgão Especial do TRT4 na Sessão Ordinária nº 09 de 1995, em 30 de setembro de 2005Abre em nova aba.

Os processos de 1944 a 1957 (em um total de 5.029 processos acondicionadas em 130 caixas) foram higienizados e catalogados pela equipe do Memorial.

Os demais (6.918 processos de 1956 a 1964 e 90.964 processos do período de 1965 a 1991, acondicionados em 64 estantes) foram catalogados por arquivistas contratados pelo Tribunal.

O total cedido à UFPel, para fins de conservação e pesquisa, foi de 102.911 processos.

O TRT, por meio do setor de artífices, realizou obras para possibilitar o acondicionamento dos processos na instituição de ensino.

Assinado o termo de cessão entre o TRT e a UFPel, houve solenidade comemorativa da parceria em 5 de outubro de 2006 no Centro do Mercosul, em Pelotas/RS.

 

Imagem

Prateleiras confeccionadas pelos artífices do TRT4 para acondicionar os processos cedidos ao NDH-UFPel

______________________________

Design sem nome (1).png UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

O convênio com o Arquivo Histórico Regional, vinculado à Universidade de Passo FundoAbre em nova aba, inaugurou nova etapa de formalização de parcerias do Tribunal, por intermédio de seu Memorial, agora ampliada para abranger instituições de ensino e pesquisa de caráter comunitário.

O acervo regionalizado dos processos findos em Passo Fundo vem ao encontro das políticas de preservação desenvolvidas pelo Tribunal, abrindo caminho para que documentos de expressivo valor histórico fiquem ao alcance dos cidadãos, para  pesquisa e divulgação na própria jurisdição. 

A alternativa foi aprovada pelo Órgão Especial do TRT4. Em 19.10.2007, o então Presidente do TRT, Desembargador Denis Marcelo de Lima Molarinho, assinou o contrato que disciplinou as regras da cessão de uso de autos findos daquele foro para o Arquivo Histórico RegionalAbre em nova aba

A formalização da parceria ocorreu no dia 06 de novembro de 2007. Desde então, pela atualização do convêncio, mantém-se a parceria. Atualmente acervo cedido compreende 25 mil processos trabalhistas do período de 1989 a 1999.

 

Imagem

Processos findos cedidos ao Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo

____________________________

Imagem

Em Santa Maria/RS, que já conta com um Centro Regional de Memória (com espaço expositivo e sala de guarda de acervo), o TRT4 firmou parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Abre em nova aba, objetivando a conservação, catalogação e pesquisa de documentos históricos abrigados naquele Centro de Memória.

A cooperação técnica entre a UFSM (por meio da Pró-Reitoria de Extensão e dos Cursos de Direito, História, Arquivologia e Ciências Sociais) e o TRT4 consolida aquela jurisdição como referência quanto ao envolvimento da comunidade acadêmica e judiciária na preservação da memória.

 

Imagem

Documentos do acervo histórico preservados no Centro Regional de Memória da Justiça do Trabalho em Santa Maria

______________________________

Imagem

A administração do TRT4 autorizou a formalização de parceria com a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) para cedência de autos findos, nos moldes daquele firmado na cidade de Pelotas/RS com o Núcleo de Documentação Histórica da UFPel.

______________________________

 

Imagem

Em 26.04.2012, com Termo Aditivo assinado em 30.03.2014, o TRT4 e Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, firmaram Convênio de Cooperação Institucional e Acadêmica para pesquisas em processos de dissídios coletivos e alimentação de banco de dados.

Para saber mais, clique aqui.

 
Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho
Última atualização: 03/04/2024 13:11