TRT-RS recebe representantes do Corpo de Bombeiros Militar do RS
A Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu, na terça-feira (13/5), a visita do comandante do 1° Comando Regional de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Eduardo Cavedon Zaniol. A reunião foi agendada pelo coordenador do Comitê de Segurança Institucional do Tribunal, desembargador João Paulo Lucena, como parte da estratégia de ampliação da rede de cooperação da Polícia Judicial do TRT-RS com outras instituições gaúchas da área da segurança pública militar e civil.
Durante a reunião, foram avaliadas possibilidades de cooperação interinstitucional em treinamentos, trocas de materiais ou repasses de bens. O encontro também buscou reforçar os canais de comunicação entre os órgãos, contribuindo para a inteligência de segurança e a prevenção.
“É um projeto de aproximação entre as instituições, em que todos os lados têm benefícios. Assim otimizamos o patrimônio público e trabalhamos com dois conceitos que são essenciais: a cooperação e a interoperabilidade”, destacou o desembargador João Paulo Lucena.
A reunião contou com a participação do presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa. O magistrado ressaltou a importância da aproximação entre as instituições. “A Justiça do Trabalho gaúcha está sempre de portas abertas e disposta a estreitar nossos laços de cooperação”, declarou. O vice-presidente do Tribunal, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, também esteve presente.
Após a reunião, realizada no Salão Nobre da Presidência, os representantes do Corpo de Bombeiros visitaram o Plenário do TRT-RS.
Aproximação entre as instituições
A aproximação entre a Justiça do Trabalho gaúcha e o Corpo de Bombeiros Militar do RS intensificou-se a partir de 2024, durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Na época, além da colaboração para o resgate de pessoas em situação de risco, os bombeiros acompanharam a equipe do TRT-RS na visita ao Arquivo-GeralAbre em nova aba, que estava inundando havia mais de 20 dias. O objetivo da primeira visita foi o de avaliar as condições estruturais do prédio e a dimensão dos danos. O edifício foi fortemente atingido pelos alagamentos, com impacto em mais de um milhão de processos físicos depositados no local. O acervo foi resgatado e está sendo recuperado pelo TribunalAbre em nova aba.
Presenças
O coronel Eduardo Zaniol visitou o TRT-RS acompanhado pelo comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, de Porto Alegre, major Abílio Homrich Corrêa, pelo comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, tenente-coronel Deoclides Silva da Rosa, e pelo assistente do Comando Regional tenente Luiz Fernando. A reunião também contou com a presença do diretor da Secretaria de Segurança Institucional do TRT-RS, João Luiz Peixoto da Silva.
O 1° Comando Regional de Bombeiros do Rio Grande do Sul tem jurisdição sobre o Batalhão de Busca e Salvamento, que atende todo o Estado, o 1º BBM, de Porto Alegre, o 8ºBBM, que é sediado em Canoas e atende a região metropolitana, e o 9ª BBM, que tem sede em Tramandaí e atende o litoral gaúcho.