Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/04/2025 15:44. Atualizada em: 24/04/2025 15:51.

Galileu: TRT-RS assina acordo de cooperação com TRT-SP e TRT-RO/AC para uso de ferramenta de inteligência artificial

Visualizações: 80
Início do corpo da notícia.
Carlos Lôbo, Ilson Junior, Ricardo Martins Costa e Valdir Florindo
Carlos Lôbo, Ilson Junior, Ricardo Martins Costa e Valdir Florindo

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) assinou acordo de cooperação técnica com o TRT-SP e o TRT-RO/AC, nesta quinta-feira (24/4), para promover o compartilhamento da ferramenta Galileu. Desenvolvido pela Justiça do Trabalho gaúcha, o sistema usa inteligência artificial para auxiliar na elaboração de minutas de sentença. 

“O Galileu otimiza bastante as tarefas de rotina, além de propiciar acesso a precedentes qualificados e a bancos de dados dos próprios magistrados. Ele já vem sendo usado por colegas com sucesso”, declarou o presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa. O magistrado acrescentou que os TRTs de Minas Gerais, Goiás, Alagoas e Rio Grande do Norte também já manifestaram interesse em adotar a ferramenta. 

Foto do momento da assinatura do acordo, com os magistrados batendo palmas
Acordo foi assinado durante reunião do Coleprecor, em Brasília

Os acordos de cooperação foram firmados durante a terceira reunião ordinária de 2025 do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor), em Brasília. Além do presidente do TRT-RS, assinaram os documentos o presidente do TRT-SP, desembargador Valdir Florindo, o presidente do TRT-RO/AC, desembargador Ilson Pequeno Junior e o corregedor regional do TRT-RO/AC, desembargador Carlos Augusto Lôbo. 

Galileu

O Galileu é um assistente de inteligência artificial que realiza a leitura automática das petições iniciais e das contestações. A partir disso, sugere um texto, com os tópicos da sentença já organizados em ordem e com os detalhes dos pedidos e dos argumentos de defesa em cada item. Por fim, o Galileu oferece, em cada tópico, subsídios para a tomada de decisão: precedentes qualificados aplicáveis ao caso, jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho e decisões anteriores do próprio magistrado ou magistrada.

A ferramenta tem a garantia da revisão humana em cada etapa, não apenas no resultado final. Além de agilizar o processo decisório, a ferramenta também busca garantir maior padronização e segurança jurídica na produção das sentenças.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
serviçotecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias