Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 01/04/2025 13:59. Atualizada em: 01/04/2025 14:03.

Comitê de Equidade do TRT-RS inicia 2ª edição do livro sobre memórias quilombolas

Visualizações: 213
Início da galeria de imagens.
Um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa.
Primeira edição do livro foi lançada em 2019
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Na sexta-feira (28/3), representantes do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) se reuniram para tratar da elaboração do pré-projeto “Memórias de Trabalho e Não Trabalho Quilombola – ReEncontro e RenovAção”. A iniciativa prevê a segunda edição do livro sobre o tema e a produção de um documentário.

Estiveram presentes na reunião, pelo comitê, a juíza Lúcia Rodrigues de Matos, uma das coordenadoras; o servidor aposentado Márcio Meireles Martins, que foi o editor da primeira edição; e a servidora Roberta Liana Vieira. Pelo Memorial, a desembargadora Rosane Casa Nova (coordenadora da Comissão de Gestão da Memória) e a servidora Kátia Kneip, coordenadora da unidade. Representando a Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, os servidores Cícero da Silva Ferreira, Laís Cristina Gerhardt e Eliane Cristina Pereira da Silva. 

Como convidados, participaram Ubirajara Toledo, membro e fundador do Instituto de Assessoramento às Comunidades Remanescentes de Quilombo (IACOREQ) e conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS; o professor Paulo Sergio da Silva, vice-diretor da Escola Liberato Salzano Vieira, no Bairro Sarandi, em Porto Alegre; Luís Rogério Machado “Jamaika”, liderança do Quilombo dos Machado; e José Carlos dos Santos Rodrigues, arquiteto urbanista, especialista em projetos sociais e membro do IACOREQ.

O encontro teve como objetivo apresentar aos convidados o pré-projeto, que propõe a elaboração da segunda edição do livro "Memórias de Trabalho e Não Trabalho Quilombola". A primeira edição, lançada em 2019 pelo Memorial do TRT-RS, reuniu professores e alunos de sete escolas da rede municipal e estadual com representantes dos sete quilombos urbanos existentes na capital gaúcha. Além do livro, a nova edição incluirá a produção de um documentário, promovendo o reencontro dos participantes da primeira edição e de novas vozes quilombolas.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos convidados, especialmente pelo reconhecimento que a obra conquistou, inclusive fora do Brasil. Para as lideranças quilombolas, o livro significou a possibilidade de que as próprias comunidades negras possam contar as suas histórias. 

Uma nova reunião foi marcada, mediante convite de demais lideranças quilombolas, para dar continuidade às discussões sobre o projeto.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
Equidadecultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias