Dia do Bibliotecário e da Bibliotecária: profissionais que mantêm e organizam o acervo do TRT-RS
Neste dia 12 de março, celebra-se o Dia do Bibliotecário e da Bibliotecária, uma data dedicada a reconhecer a importância desses profissionais na disseminação e preservação do conhecimento.
Instituída pelo Decreto nº 84.631, de 1980, a homenagem também celebra Manuel Bastos Tigre, engenheiro, escritor e o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
Mais do que organizadores de acervos, os bibliotecários são especialistas na gestão da informação. Em um mundo onde o volume de dados cresce continuamente, esses profissionais garantem o acesso a fontes confiáveis, preservam documentos e orientam quanto ao uso crítico e ético da informação.
Presentes em escolas, universidades, órgãos públicos e empresas privadas, bibliotecários atuam no planejamento, gerenciamento e disponibilização de conteúdos em diversos formatos, desde bases de dados e registros legais até livros físicos e arquivos digitais.

Biblioteca do TRT-RS
A Biblioteca José Luiz Ferreira Prunes, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), abriga o maior acervo especializado em Direito e Processo do Trabalho no Rio Grande do Sul. São mais de 149 mil registros, entre livros, periódicos, artigos, atos normativos e documentos.

A equipe conta com três bibliotecárias: Adriana Godoy da Silveira Sarmento, coordenadora responsável pela gestão dos recursos e pelo atendimento ao público; Carla Teresinha Flores Torres, encarregada do tratamento técnico da doutrina, classificação e indexação; e Norah Costa Burchardt, responsável pela coleção Antiqua, que reúne obras raras e especiais, além de atuar no tratamento técnico da legislação, catalogação e indexação.
O acervo da Biblioteca se expande continuamente por meio de aquisições e doações, incluindo exemplares de sociologia, psicologia, filosofia, economia e literatura. Entre os mais de 22 mil livros físicos, cerca de 4 mil foram recebidos por doação. A Biblioteca também disponibiliza um acervo com mais de 2.000 títulos de literatura. Para conferir, clique aqui.Abre em nova aba
O Futuro das Bibliotecas e dos Bibliotecários
As bibliotecas e o papel dos bibliotecários estão passando por uma grande transformação. Se antes eram espaços dedicados ao armazenamento de livros, hoje elas se reinventam para acompanhar o avanço tecnológico e as novas formas de acesso ao conhecimento.
A profissão exige novas competências, como a curadoria de conteúdos, ajudando os usuários a encontrarem informações confiáveis e promovendo a alfabetização informacional. Além disso, o domínio da tecnologia se tornou indispensável, com bibliotecários utilizando ferramentas de pesquisa, softwares de gestão de acervos e análise de dados para tornar o acesso à informação mais eficiente e acessível.
As bibliotecas vêm acompanhando, nas últimas décadas, profundas mudanças no uso e no acesso à informação, porém, continuam e continuarão sendo relevantes. Mais do que locais de empréstimo de livros, elas se consolidam como centros de aprendizado e interação social.
Neste dia, celebramos esses profissionais que tornam o saber acessível e asseguram que conteúdos de qualidade e confiabilidade estejam sempre ao alcance de todos.