Documentário do TRT-RS sobre a enchente de 2024 concorre em premiação do Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Registre seu voto!
O documentário “A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça”Abre em nova aba, produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Secom/TRT-RS), está concorrendo na premiação de júri popular do “10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo”.
Como registrar o voto
Para registrar seu voto, acesse a plataforma de streaming do Arquivo NacionalAbre em nova aba onde estão disponíveis as obras da Mostra Acervo.
Cerca de um minuto após o acesso à página, aparecerá uma tela com o formulário de votação (imagem abaixo). Alguns usuários relatam que o formulário não está abrindo em telefones celulares, portanto o melhor é usar um computador/notebook.
Com o formulário de votação aberto, basta informar seu nome e e-mail e selecionar as obras de preferência nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição de Imagem e Melhor Pesquisa.

minuto após o acesso à página.
Temática ambiental
Concorrem na premiação filmes que dialogam com a temática ambiental. O tema vai ao encontro de grandes debates globais, permitindo reflexões profundas sobre as vivências e as interações com o planeta Terra e o meio ambiente.
Festival
A premiação da Mostra Acervo integra a programação do 10º Arquivo em Cartaz. Além de disponibilizar os filmes na plataforma de streaming, o festival do Arquivo Nacional também promove a exibição das obras e a realização de mesas de debates nas cinco regiões do país, com a temática “Memórias da Terra em filmes de arquivo”. O documentário do TRT-RS foi exibido na solenidade de abertura do evento, no dia 31 de janeiro, em Brasília.
O festival se estende até o dia 30 de junho. Porto Alegre e Santa Maria fazem parte das cidades que sediarão as exibições e debates até o meio do ano, além de São Cristóvão (SE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA) e Manaus (AM).
O documentário
Construído a partir de entrevistas com gestoras e gestores que tiveram atuação decisiva durante a crise, o documentário “A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça” mostra imagens da invasão das águas, dos estragos causados e do processo de reconstrução. Além de ser um registro histórico, é uma homenagem a magistrados, servidores e trabalhadores terceirizados da Justiça do Trabalho gaúcha que atuaram além dos seus deveres funcionais.