Prédio Anexo Administrativo recebe o nome do servidor Luiz Fernando Taborda Celestino

Nesta segunda-feira (28/10), Dia do Servidor Público, ocorreu a solenidade de atribuição do nome do servidor Luiz Fernando Taborda Celestino ao Prédio Anexo Administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, magistrados e servidores.
Veja as fotos da cerimôniaAbre em nova aba.
Luiz Fernando foi diretor-geral do TRT-RS de janeiro de 2002 a dezembro de 2015. Ele participou ativamente do projeto de construção do Prédio Administrativo, inaugurado em 2013. Aposentado desde 2018, faleceu em 18 de dezembro de 2023.

O presidente Ricardo Martins Costa salientou a importância de enaltecer um servidor que honrou o TRT-RS. “Nada melhor que prestar essa homenagem no Dia do Servidor Público”, frisou. Para Martins Costa, o prédio significa a conclusão de parte da obra de Luiz Fernando, que “antes de tudo, era um amigo de todos nós”.
A diretora-geral Rejane Donis ressaltou a trajetória de Luiz Fernando, desde o seu ingresso como servidor na Justiça do Trabalho, em 1981. Ele iniciou sua carreira na 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, unidade da qual se tornou diretor e permaneceu por mais de 15 anos. Em 1997, assumiu a direção da 4ª Vara do Trabalho da capital gaúcha, onde atuou por mais cinco anos.
Em 2002, a convite da então presidente do Tribunal, desembargadora Rosa Weber, hoje ministra aposentada do STF, ele assumiu o cargo de diretor-geral do TRT-RS. Reconhecido por sua competência como diretor de secretaria, Luiz Fernando levou todas as suas virtudes de gestor também para a área administrativa. Foi diretor-geral por 14 anos, sendo um pilar importante em sete Administrações do Tribunal, com os presidentes Rosa Weber, Fabiano Bertolucci, Denis Molarinho, João Ghisleni Filho, Carlos Alberto Robinson, Maria Helena Mallmann e Cleusa Halfen.

Rejane seguiu afirmando que, no período como diretor-geral, Luiz Fernando contribuiu diretamente para importantes avanços da Justiça do Trabalho gaúcha. Por exemplo, a criação e organização do Memorial, a aprovação de projetos de lei que ampliaram o quadro de servidores e magistrados do TRT-RS e a construção de diversos prédios que hoje abrigam unidades em diferentes regiões do estado.
O prédio Anexo Administrativo foi inaugurado em 14 de março de 2013, na gestão da presidente Maria Helena Mallmann. Porém, ele foi idealizado muito antes, pela ministra Rosa Weber, que percebeu, já no início dos anos 2000, que o prédio-sede já estava se tornando pequeno para acompanhar o crescimento da instituição. Os presidentes seguintes, Fabiano, Denis, Ghisleni, Robinson e Maria Helena, deram continuidade ao projeto, até sua efetiva concretização. E Luiz Fernando participou ativamente de todo esse processo, conduzindo com as equipes técnicas todos os passos da construção.

Em reconhecimento à sua trajetória, Luiz Fernando recebeu a Comenda do Mérito Judiciário do TRT-RS, logo na primeira edição da homenagem, no ano de 2015. A comenda é destinada a personalidades que contribuíram para o engrandecimento da Justiça do Trabalho.
A representante do Sintrajufe/RS, Arlene da Silva Barcellos, relembrou que, durante greves da categoria nos anos 2000, o sindicato participou de mesas de negociação com o então diretor-geral Luiz Fernando, que “sempre tratou a representação de servidores de forma respeitosa, democrática e republicana, na busca da conciliação”.
Carla Maria Ranheiri Celestino, viúva de Luiz Fernando, agradeceu aos “colegas de luta” e enfatizou que “ele nunca deixou de acreditar na Justiça do Trabalho como um todo, principalmente nas pessoas”. Para Carla, Luiz Fernando tinha o objetivo, mesmo após aposentado, de “continuar contribuindo para a instituição pela qual era tão apaixonado”.
A desembargadora aposentada Magda Barros Biavaschi, que trabalhou com Luiz Fernando na 5ª VT de Porto Alegre, declarou que a homenagem foi “mais do que merecida”. Segundo Magda, Luiz Fernando era “um amigo, uma pessoa muito criativa, determinada e um grande líder”. Ela deixou, em homenagem a Luiz Fernando, trechos de uma poesia de Carlos Drummond de Andrade: “Amar o perdido deixa confundido este coração, mas as coisas findas, muito mais que lindas, estas ficarão”.

Presidente do TRT-RS no biênio 2003-2005, o desembargador aposentado Fabiano de Castilhos Bertolucci acrescentou que Luiz Fernando era um amigo, “Eu acho que esse é o traço principal da personalidade dele”, afirmou. Para Fabiano, Luiz Fernando conseguiu aliar essa amizade com competência, dedicação e comprometimento.
Também ex-presidente do TRT-RS, o desembargador aposentado João Ghisleni Filho pontuou que Luiz Fernando foi um servidor leal, e exaltou sua capacidade intelectual e liderança. Segundo Ghisleni, a iniciativa do Tribunal de atribuir ao Prédio Administrativo o nome de Luiz Fernando é mais do que justa, porque “a existência deste prédio, desde a concepção até a execução, se deve muito a ele”.

Na solenidade, o presidente do TRT-RS Ricardo Martins Costa, a viúva de Luiz Fernando, Carla Celestino, a diretora-geral Rejane Donis e a desembargadora Magda Barros descerraram a placa que atribui o nome de Luiz Fernando Taborda Celestino ao Prédio Administrativo do TRT-RS.
A solenidade também teve a presença do vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz, da vice-corregedora Maria Madalena Telesca, do ouvidor João Paulo Lucena, da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho do RS, Denise Maria Schellenberger Fernandes, além de outros magistrados, servidores e representantes de entidades da sociedade civil.