Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 23/05/2022 17:09. Atualizada em: 03/06/2022 14:10.

Semana da Conciliação: em abertura, magistrados destacam a importância das soluções consensuais nos litígios trabalhistas

Visualizações: 50
Início da galeria de imagens.
Juíza Maria Cristina
Juíza Maria Cristina Santos Perez e advogados.
Magistrados(as) e advogados(as).
Magistrados(as) e advogados(as).
Dra. Maria Cristina e convidados
Juiz Daniel Souza de Nonohay, juíza Aline Doral Stefani Fagundes, desembargador Francisco Rossal, juíza Maria Cristina Santos Perez e desembargador João Paulo Lucena.
Juízes convidados
Juíza Luciana Böhn Stanke, juíza Marcela Casanova Viana Arena, juíza Rita Volpato Bischoff, juíza Ana Luiza Barros de Oliveira, servidora Adriana Rizzolli, juiz Tiago Mallmann Sulzbach.
Presidente Francisco Rossal e convidados
Juiz Tiago Mallmann Sulzbach, juiz Daniel Souza de Nonohay, juíza Aline Doral Stefani Fagundes, desembargador Francisco Rossal, juíza Maria Cristina Santos Perez e desembargador João Paulo Lucena.
Juíza Aline Doral Stefani Fagundes, desembargador Francisco Rossal, Desembargador João Paulo Lucena e juíza Maria Cristina Santos Perez.
Juíza Aline Doral Stefani Fagundes, desembargador Francisco Rossal, Desembargador João Paulo Lucena e juíza Maria Cristina Santos Perez.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
Juíza Aline Doral Stefani Fagundes, desembargador Francisco Rossal, Desembargador João Paulo Lucena e juíza Maria Cristina Santos Perez.
Juíza Aline Fagundes, desembargador Francisco Rossal, desembargador 
João Paulo Lucena, juíza Maria Cristina Santos Perez. 

A VI Semana Nacional da Conciliação Trabalhista teve início nesta segunda-feira (23/5). O evento, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), tem o objetivo de alcançar o maior número de soluções consensuais dos conflitos na Justiça do Trabalho em todo o país. A solenidade de abertura nacional da Semana foi realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), com a participação da vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Dora Maria da Costa, e do presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi. A transmissão foi feita ao vivo pelo YoutubeAbre em nova aba

Na Justiça do Trabalho gaúcha, a Semana começou com uma solenidade no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau (Cejusc-JT 1º grau). Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), desembargador João Paulo Lucena, além das  juízas Maria Cristina Santos Perez e Aline Doral Stefani Fagundes, coordenadoras do Cejusc de 1º e 2º Graus, respectivamente.

 Também compareceram à cerimônia o juiz Tiago Mallmann Sulzbach, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), o juiz-auxiliar da Presidência, Daniel Souza de Nonohay, e as juízas do Trabalho  Ana Luiza Barros de Oliveira, Luciana Böhn Stanke, Rita Volpato Bischoff, Marcela Casanova Viana Arena e Carolina Santos Costa. Advogados e servidores também prestigiaram a solenidade.

O presidente Rossal destacou o papel dos Cejuscs na solução conciliada dos litígios. "A conciliação é uma forma eficiente  de resolver de maneira justa e eficaz um conflito social. Nossa responsabilidade é por uma conciliação justa feita por juízes do trabalho. A autocomposição é muito melhor do que a heterocomposição. E colocar isso na prática não é para qualquer um. Os Cejuscs estão de parabéns", elogiou.

Segundo a coordenadora do Cejusc 1º Grau, juíza Maria Cristina Santos Perez, a Semana torna-se ainda mais importante em um momento pós-pandemia. “Em tempos tão difíceis,  é importante marcar a abertura da semana da conciliação. Um espaço de diálogo aberto a empregados e empregadores para auxiliar na busca de uma resposta adequada ao conflito. Uma solução construída pelas partes, em que se empoderam os sujeitos, que resolvem o problema em conjunto", avaliou.

Já o coordenador do Nupemec, desembargador João Paulo Lucena, ressaltou a qualificação exigida de servidores e magistrados que atuam nos Cejuscs. “O trabalho que é feito nos Cejuscs se engrandece pelo voluntariado de magistrados e servidores que se submetem a uma capacitação muito forte para trabalhar nos centros de conciliação”, afirmou.

Solicite uma audiência

Trabalhadores e empregadores podem solicitar a qualquer tempo uma audiência de conciliação na Justiça do Trabalho gaúcha. Basta preencher este formulário (também disponível na página de Conciliação do TRT-RS, acessível no ícone "Quero ConciliarAbre em nova aba", no menu inferior da página inicial), informando o número do processo. Recomenda-se que a pessoa tenha o auxílio do seu advogado ou advogada para fazer a inscrição. 

Os pedidos serão analisados pelas unidades judiciárias onde tramitam os processos e os solicitantes terão retorno sobre o agendamento da audiência. Não sendo possível a unidade agendar na pauta da semana, a audiência será marcada para outra data, com a maior brevidade possível.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank - Secom (TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
conciliação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista