Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/05/2022 19:43. Atualizada em: 13/05/2022 19:43.

Mediação no TRT-4 encaminha acordo para transição de empresas no transporte coletivo de Rio Grande

Visualizações: 46
Início do corpo da notícia.

Foto de um motorista com as mãos no volante do ônibusEm negociação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) na tarde dessa sexta-feira (13/5), o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Rio Grande e o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Pelotas ajustaram medidas para que os trabalhadores não fiquem desamparados após o anúncio, feito pelo Município, da rescisão do contrato com a empresa Noiva do Mar. A empregadora era responsável por mais da metade das linhas de transporte coletivo em Rio Grande, mas não teve a permissão renovada por problemas na prestação do serviço e por alegados descumprimentos de normas trabalhistas.

Na mediação, ficou acertado que o sindicato dos trabalhadores ajuizará ações solicitando a rescisão indireta dos contratos de trabalho vigentes. Também durante a audiência, o sindicato patronal informou que a empresa Transpessoal, que já atua em Rio Grande, pretende contratar de imediato aproximadamente 70 motoristas, 30 cobradores e dois mecânicos, caso assuma integralmente o transporte no Município. Os demais trabalhadores interessados teriam preferência para contratações futuras. Os representantes dos trabalhadores comprometeram-se a discutir com a categoria essa proposta.

A audiência de mediação foi solicitada ao TRT-4 em caráter de urgência pelo sindicato patronal, diante do anúncio de não renovação da permissão feito pelo prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, no final da manhã dessa sexta-feira. A negociação foi conduzida pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Martins Costa.

Além dos representantes dos dois sindicatos e do Município de Rio Grande, também estiveram presentes na audiência os procuradores do Ministério Público do Trabalho Marcelo Goulart e Laura Freire Fernandes. A reunião ocorreu por videoconferência.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado (Secom/TRT4). Foto: svershinsky/DepositPhotos
Tags que marcam a notícia:
jurídicamediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista