Tribunais do RS sediarão o III Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário

A candidatura conjunta dos cinco Tribunais sediados no RS foi escolhida para receber o III Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário, em maio de 2023. O anúncio foi feito pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, na segunda edição do evento, que encerrou hoje (13/5), em Recife (PE). O próximo encontro, em Porto Alegre, será organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o Tribunal de Justiça do RS (TJ/RS), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e o Tribunal de Justiça Militar (TJM/RS), sob responsabilidade do TRT-4.
A juíza do Trabalho Anita Job Lübbe, palestrante no evento em Recife, declarou que "é uma honra para os Tribunais sediados no Rio Grande do Sul terem sido escolhidos para essa importante responsabilidade de organizar o próximo Encontro”. A magistrada do TRT-4 é membro da Comissão de Gestão da Memória e da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TRT-4 e presidente do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra).
O desembargador João Paulo Lucena, diretor da Escola Judicial e coordenador da Comissão de Gestão da Memória do TRT-4, ressaltou o ineditismo da ação conjunta dos cinco ramos do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Segundo o magistrado, trata-se de um encontro de grande relevância para a gestão da memória e para a gestão documental dos tribunais.
Evento
O II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, realizado entre os dias 10 e 13 de maio, foi organizado pela Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em conjunto com o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname). Nessa segunda edição do evento, o tema foi “História, Memória e Patrimônios”.
O Encontro, instituído pela Resolução nº 316/2020Abre em nova aba do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo debater temas de interesse da gestão documental e da memória do Judiciário. Sua realização é anual, preferencialmente na semana do Dia da Memória do Poder Judiciário, em 10 de maio.