Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/05/2022 23:35. Atualizada em: 04/05/2022 16:27.

Sistema Pangea de pesquisa de precedentes é apresentado em sessão do Pleno do TRT-4

Visualizações: 50
Início da galeria de imagens.
Os desembargadores estão sentados em seus lugares, que são dispostos em círculo na nave do plenário. No telão aparece a arte do Pangea, de um globo terrestre com os continentes agrupados.
Foto do vice-presidente Ricardo Martins Costa
Vice-Presidente Ricardo Martins Costa
Foto do presidente Francisco Rossal de Araújo
Presidente Francisco Rossal de Araújo
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa, apresentou, em reunião ordinária do Pleno da corte realizada na tarde dessa segunda-feira (2/5), o novo sistema criado pelo TRT-4 para pesquisas de precedentes qualificados no judiciário trabalhista. Denominada Pangea, a ferramenta permite a pesquisa sistematizada de precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do próprio TRT-4. O objetivo da nova tecnologia é facilitar e tornar ainda mais preciso o trabalho de advogados, procuradores, juízes, desembargadores e estudiosos do direito, bem como de cidadãos em geral interessados na jurisprudência desses tribunais.

Na ocasião, Martins Costa apresentou o vídeo institucional, realizado pela Secretaria de Comunicação Social do TRT-4, que demonstra o funcionamento da nova plataforma. Segundo o vice-presidente, o Pangea é um sistema inovador, que oferece de forma prática e intuitiva uma pesquisa qualificada de jurisprudência e tem potencial de transformar o funcionamento dos tribunais que o adotarem como ferramenta de trabalho. O magistrado destacou o esforço do grupo de trabalho responsável pela implementação da ferramenta, instituído pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas, vinculado à Vice-Presidência do TRT-4. "Agradeço a esse grupo incansável, que se reuniu todos os dias para construir e apresentar esse recurso tão importante", ressaltou.

O presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, também ressaltou a importância da iniciativa liderada pela Vice-Presidência que, segundo ele, tem como objetivo facilitar o trabalho de todos. "Reforço que esse sistema não se aplica apenas ao recurso de revista, mas também ao trabalho dos gabinetes", lembrou. "É um sistema de busca muito eficiente, que vai dar um caráter muito mais preciso à pesquisa jurisprudencial".

Para a presidente da Comissão de Jurisprudência do TRT-4, desembargadora Rosane Serafini Casa Nova, o sistema é bem-vindo e poderá colaborar com o trabalho de todos, inclusive no caso da própria Comissão. "Ficamos muito felizes com esse recurso. Ele aperfeiçoará inclusive o trabalho da nossa Comissão no que se refere aos irdrs", observou, ao mencionar o tema principal da sessão do Pleno, que discutiu a instauração de alguns incidentes de resolução de demandas repetitivas.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Juliano Machado e fotos de Daniel Dedavid (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
tecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista