Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/04/2022 09:30. Atualizada em: 19/03/2024 16:44.

TRT-4 institui seu primeiro Plano de Acessibilidade e Inclusão para pessoas com deficiência

Visualizações: 58
Início do corpo da notícia.

cadeirante002 - 1.jpgDenominado Incluir, o Plano foi formalizado por meio da Portaria 1.036/22, e tem como propósito ampliar a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da Justiça do Trabalho gaúcha. A iniciativa está baseada na Resolução 401/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes de acessibilidade e regulamenta o funcionamento das unidades administrativas responsáveis pelo tema nos órgãos do Poder Judiciário.

Em conformidade com a referida Resolução, o Incluir está dividido em cinco eixos temáticos: gestão da acessibilidade e inclusão, acessibilidade em serviços, acessibilidade comunicacional, acessibilidade tecnológica e acessibilidade arquitetônica e urbanística.

Para cada tema, o Plano traz objetivos, indicadores e metas a serem observados pelos diversos setores do Tribunal, de acordo com as suas atribuições. O documento também define planos de ações a serem seguidos para o atingimento das metas e prevê monitoramento e relatórios anuais a respeito do andamento das medidas.

O Incluir foi elaborado pela Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, com a participação de servidores e servidoras com deficiência, além da colaboração das diversas áreas técnicas do Tribunal, responsáveis, na prática, pelo cumprimento das metas. Com vigência entre 2022 e 2026, o documento foi analisado e aprovado pela Comissão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, em reunião ordinária realizada no dia 15 de março. O próprio Plano prevê duas revisões, a serem efetivadas em 2023 e 2025, com o intuito de aprimorar indicadores, metas e objetivos definidos na primeira versão.

Como exemplos de medidas a serem observadas e  respectivas metas a serem atingidas, destacam-se, dentre outras, a ampliação do número de capacitações de servidores e magistrados quanto à acessibilidade (eixo temático "Acessibilidade em Serviços"), o aumento  de recursos de acessibilidade em vídeos e matérias jornalísticas disponibilizadas nos canais da instituição (eixo "Acessibilidade Comunicacional") e o crescimento do número de edificações da Justiça do Trabalho gaúcha adequadas aos parâmetros de acessibilidade definidos por normas técnicas e por regulamentações do próprio Poder Judiciário (eixo "Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística").

Tanto o documento principal quanto os planos de ações estão disponíveis para o público interno e externo do TRT-4. Para acessá-los, clique nos links a seguir:

 Plano de Acessibilidade e Inclusão (Incluir)Abre em nova aba

 Planos de ações do Incluir

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
horizonteinclusão
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista