Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 23/03/2022 13:54. Atualizada em: 23/03/2022 13:55.

Conheça a história da primeira juíza do TRT da 4ª Região: Daisy Ramos Pinto

Visualizações: 48
Início do corpo da notícia.

foto da desembargadora Daisy Ramos Pinto. Ela tinha a pele clara, olhos e cabelos castanhos, sendo os cabelos curtos. Vestia uma blusa na cor rosa claro. Texto: Conheça a história da primeira juíza do TRT da 4ª Região: Daisy Ramos PintoDaisy Ramos Pinto foi a primeira mulher a tomar posse como magistrada no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Iniciou a carreira como suplente de juiz presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Florianópolis, em 23 de fevereiro de 1953. Presidiu a unidade judiciária até o final de maio daquele ano.

Em 1957, obteve a 11ª colocação no concurso e tomou posse no cargo de juiz presidente da JCJ de Blumenau (SC) em junho de 1959. Depois atuou nas cidades de Santa Maria, Caxias do Sul, Canoas e na 5ª JCJ de Porto Alegre. A posse como juíza togada do Tribunal aconteceu em maio de 1985, quando passou a atuar no segundo grau do TRT-4. 

Daisy era natural de São Jerônimo, cidade gaúcha onde também foi pioneira no exercício da atividade política. À época advogada, exerceu mandato como primeira vereadora mulher, entre janeiro de 1951 e janeiro de 1955. Foi eleita como suplente, com 158 votos.  Era filha de Antônio Domingos Pinto Filho e Aracy Ramos Pinto.

A aposentadoria da magistrada aconteceu em novembro de 1985. Ela faleceu no dia 2 de maio de 2004.  

Até 1976, a jurisdição do TRT-4 também abrangia o Estado de Santa Catarina. A partir daquele ano, a Justiça do Trabalho da 4ª Região passou a compreender exclusivamente o Estado do Rio Grande do Sul.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista