Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/03/2022 14:25. Atualizada em: 21/03/2022 16:29.

Resolução CSJT 296: Presidente Francisco Rossal visita Alegrete para conversar sobre o tema com advogados e sindicatos

Visualizações: 58
Início do corpo da notícia.

jantar 1.jpgO presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, visitou, na noite de quarta-feira (16), o município de Alegrete, na fronteira oeste gaúcha.  A cidade é uma das nove que possuem movimentação processual inferior a 50% da média do Estado. Nos termos da Resolução 296 do Conselho Superior do Justiça do Trabalho (CSJT), a unidade judiciária de Alegrete deverá passar por adequações ou ser transferida para outra sede. 

Veja mais fotos das atividades em Alegrete.Abre em nova aba

Para debater o assunto, foi promovido um jantar com advogados, representantes do Poder Executivo e lideranças sindicais. Realizado na Churrascaria Tradição, o encontro teve a presença da juíza titular da Vara do Trabalho de Alegrete, Fabiana Gallon. Uma audiência pública sobre o tema está sendo organizada para os próximos dias.

Foto do jantar, durante o pronunciamento do des. RossalNo jantar, o presidente Rossal explicou que o TRT4 vai apresentar alternativas ao CSJT. “A ideia é que a Justiça do Trabalho se mantenha o mais próximo do cidadão. A ideia de Justiça Social é importante para desenvolver a cidade”, destacou.

Ao fazer uso da palavra, a juíza Fabiana Gallon lembrou que Alegrete já perdeu o Ministério do Trabalho, recentemente. A magistrada ressaltou que eventual fechamento da unidade judiciária prejudicaria trabalhadores e empregadores, que não teriam a Justiça do Trabalho próxima para solucionar os seus problemas. A juíza e o presidente Rossal destacaram a importância da comunidade em defesa da manutenção da VT.

Presente no jantar, o presidente da subseção da OAB/RS em Alegrete, Valdir Vaz de Freitas, declarou que a pauta é de suma importância e que os advogados defenderão essa bandeira. Ao longo do evento, outros advogados e lideranças sindicais também se manifestaram em prol da manutenção da Justiça do Trabalho no município.

Foto da comitiva do TRT-4 com servidores da VT de Alegrete, em frente ao prédioVisita à VT

Na manhã de quinta-feira, o presidente Francisco Rossal visitou a sede da VT de Alegrete, onde conversou com os servidores sobre o impacto da Resolução 296 e o entendimento da Administração do TRT-4. Acompanharam o desembargador na visita à cidade o juiz auxiliar da Presidência, Daniel Souza de Nonohay, o vice-presidente da Amatra IV, juiz Márcio Lima do Amaral, a secretária-geral da Presidência, Rejane Carvalho Donis, a diretora-geral, Natacha Moraes de Oliveira, o secretário-geral judiciário, Adolfo Marques Pereira, e a chefe de gabinete da Presidência, Luísa Helena Macuglia. 

Resolução 296

As unidades de Alegrete, Arroio Grande, Encantado, Lagoa Vermelha, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago e São Gabriel tiveram distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por Vara do Trabalho no último triênio.  Conforme a Resolução 296/2021, que estabelece esse parâmetro avaliativo, o TRT-4 deverá adotar providências para adequação da jurisdição ou transferência das unidades, considerando critérios de movimentação processual, sociais, políticos, econômicos e orçamentários. O órgão deverá apresentar ao CSJT um plano de tratamento voltado a essas Varas, ou fundamentos que justifiquem a desnecessidade do plano.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista