Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 12/01/2022 11:17. Atualizada em: 12/01/2022 11:17.

TRT-RS é o primeiro lugar entre tribunais da Justiça do Trabalho em Governança de TI, conforme ranking do CNJ

Visualizações: 52
Início do corpo da notícia.

tecnologia-sistema-pje-tjma.jpgO  Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) é a ferramenta utilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para medição do nível de maturidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todos os órgãos do Poder Judiciário. Por meio dele, é medido o cumprimento das diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), instituída por meio da Resolução nº  370/2021 do CNJAbre em nova aba para o ciclo 2021 a 2026.

A aplicação do iGovTIC-JUD conta com a participação de 93 órgãos que são classificados de acordo com as notas obtidas entre os níveis de maturidade “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”. São avaliados itens como políticas e planejamento, transformação digital, atendimento e suporte a usuários, pessoas, estruturas organizacionais e macroprocessos de tecnologia da informação. No domínio do gerenciamento de serviços de TIC, foram avaliados sistemas de informação, infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem e, por fim, riscos, segurança da informação e proteção de dados. O resultado do iGovTIC-JUD também é critério como pontuação no Prêmio CNJ de Qualidade, que avalia e reconhece o desempenho dos órgãos da Justiça. Todos os órgãos do Judiciário que participaram da avaliação em 2021 alcançaram, pelo menos, a classificação “Satisfatório”. 

Em 2021, o TRT-RS evoluiu do sétimo para o primeiro lugar no ramo Judiciário Trabalhista. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região também alcançou o terceiro lugar no ranking envolvendo todos órgãos de grande porte do Poder Judiciário. Nesta classificação, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) ocupou o primeiro lugar, e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) o segundo.

Estes resultados demonstram o esforço orquestrado de diversas áreas do Tribunal. “Além da SETIC, a evolução do TRT-RS é resultado do trabalho alinhado com o Comitê de Governança de TIC e de outras áreas como a Secretaria de Auditoria, Assessoria de Gestão Estratégica, Secretaria Geral Judiciária, Corregedoria e Presidência”, comenta a servidora Natacha Moraes de Oliveira, então Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) e atual Diretora-Geral.

Veja os resultados alcançados pelo TRT-RS e pelos demais tribunais no Painel do iGovTIC-JUD. Por meio deste mapa interativo,  é possível pesquisar os resultados de cada tribunal, além de usar filtros para gerar relatórios com o desempenho de cada segmento da Justiça, de cada tribunal, de cada tema ou de cada domínio da avaliação.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank (Secom/TRT). Fotoarte: Banco de Imagens/TJMA.
Tags que marcam a notícia:
acontece
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista