Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/10/2021 20:03. Atualizada em: 13/10/2021 20:08.

Inaugurada a nova sede do Foro Trabalhista de Novo Hamburgo

Visualizações: 124
Início do corpo da notícia.
2021.10.13 - NH - fachada 810p.jpg
Fachada no prédio

O prédio, que já vinha funcionando há cerca de três meses, foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (13), com uma solenidade restrita a poucas pessoas devido à pandemia. O evento teve a participação da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, além de magistrados, servidores, advogados, autoridades locais e outros convidados. 

Acesse as fotos da cerimônia.Abre em nova aba

Situada na Rua Bayard de Toledo Mércio, nº 400, a nova sede possui 4,2 mil metros quadrados de área construída e abriga as cinco Varas do Trabalho de Novo Hamburgo. A infraestrutura é moderna e funcional, seguindo parâmetros do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O custo total da obra foi de R$ 11,6 milhões. A mudança teve o objetivo de aprimorar as condições de trabalho no Foro e o atendimento aos cidadãos.

O edifício possui dois subsolos, um andar térreo e mais cinco pavimentos. Além das unidades judiciárias e administrativas, também há espaços destinados para a OAB/RS, o Ministério Público, a Defensoria Pública e instituições bancárias. 

2021.10.13 - NH - povo 600p.jpg
Solenidade

Todo o imóvel foi projetado para garantir a acessibilidade. Entre outros recursos, ele possui rampas de acesso, pisos táteis, sinalizações nos degraus e corrimãos, placas indicativas de ambientes em braile e mapa tátil. No estacionamento, há reserva de vagas especiais para pessoas com deficiência e idosos. 

O projeto também contemplou aspectos de sustentabilidade e de economia. O edifício conta com recursos para a captação e o reúso da água da chuva, pisos externos permeáveis para facilitar a drenagem e luminárias de alta eficiência. A distribuição dos ambientes favorece o uso da iluminação e da ventilação natural. O imóvel ainda disponibiliza bicicletários para estimular o transporte alternativo. Além disso, a construção usou mão de obra, tecnologia e matéria-prima locais.

Melhorias para o trabalho e o atendimento

Na solenidade, o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Novo Hamburgo e diretor do Foro, Paulo André de França Cordovil, agradeceu a todos que colaboraram no projeto da nova sede. “Estamos celebrando não só o fato, que é a construção deste novo prédio, mas também todas as ações que nos trouxeram até aqui”, mencionou. O magistrado relatou diversas dificuldades enfrentadas no prédio anterior, dentre elas a falta de espaço adequado para o funcionamento de cinco unidades judiciárias.

2021.10.13 - NH - fita 600p.jpg
Prefeita Fátima e presidente Carmen

Este mesmo aspecto também foi destacado pela representante da subseção Novo Hamburgo da OAB/RS, a advogada Letícia Lopes Gunther. “Para nós, advogados, esse prédio tem um significado muito especial. Era algo que queríamos há muito tempo, diante das dificuldades que tínhamos no prédio anterior para exercer nosso trabalho. Dificuldades não só para nós, mas também para os jurisdicionados, juízes e servidores”, explicou. A advogada comentou que já participou de audiências na nova sede e aprovou as instalações.

Em seguida, falou a prefeita de Novo Hamburgo. “Gostaria de parabenizar a todos por este prédio maravilhoso. O ambiente está muito agradável. Tenho certeza que há muito trabalho, também”, disse Fátima Daudt, acrescentando que o Município segue à disposição para colaborar. A Prefeitura, inclusive, foi uma grande parceira da Justiça do Trabalho neste projeto, tendo construído a rua que passa em frente ao Foro, entre outras colaborações.

Ao se pronunciar, a presidente do TRT-RS, destacou que o novo prédio simboliza acolhimento. “A sede tem ótima estrutura e facilidades. Mas isso não é luxo. É a necessidade de oferecer a trabalhadores, empregadores e advogados o acolhimento e a melhor prestação do nosso serviço”, declarou Carmen Gonzalez.

Fita e placa

2021.10.13 - NH - placa 600p.jpg
Juiz Paulo e desembargadora Carmen

O desenlace da fita inaugural das novas instalações do Foro Trabalhista de Novo Hamburgo foi feito pela desembargadora Carmen Gonzalez e a prefeita Fátima Daudt. Em seguida, a presidente do TRT-RS descerrou a placa comemorativa, ao lado do juiz Paulo André Cordovil.

 

 

 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes e fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista