imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

12/07/2021 15:09

Exposição "Existir atrás das Cores"

Início da galeria de imagens.
Foto de uma mulher com longos cabelos loiros olhando de lado para a câmera, com um leve sorriso no rosto, com uma multidão ao fundo
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

As obras do fotógrafo Walter Karwatzki que integram a exposição "Existir atrás das Cores" estiveram dispostas também no saguão do TRT-RS, mas no ano de 2019. Essa passagem foi uma ação alusiva ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, comemorado em 17 de maio, e ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado em 28 de junho. A mostra reúne 25 fotografias em preto-e-branco da Parada LGBT de Porto Alegre de 2008.

Veja as mensagens do próprio autor: 

“A exposição é composta por 30 imagens fotográficas em P&B obtidas de maneira analógica. As imagens são resultado do acompanhamento da Parada do Orgulho GLBT realizada em Porto Alegre no ano de 2008. O propósito de registrar a Parada surge como um desafio de fazê-la sem usar o recurso da cor. O elemento cor atrai o olhar. E, este atrair o olhar, trai o olhar. A presença da cor nos faz perder determinados detalhes das cenas. Assim, ao eliminar o elemento cor nos apegamos aos detalhes de expressões e movimentos dos personagens do evento. Chamar a atenção para a percepção das cores a partir da ausência delas; um arco-íris em P&B. Este outro olhar resultou em 30 imagens de cenas espontâneas e deliciosas poses gratuitas que se revelam na simplicidade que só a fotografia em P&B é capaz.

Esta exposição teve sua primeira edição em 2008 na sede da ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade –, quando da inauguração de seu Ponto de Cultura LGBT, localizado em Porto Alegre – o primeiro do Estado. Depois, a exposição acompanhou a equipe da Somos em alguns congressos no Brasil, entre estes locais na cidade de Maceió (AL), Florianópolis (SC) e Brasília (DF).”

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
exposiçãoculturahorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista