Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/07/2021 12:18. Atualizada em: 08/07/2021 12:19.

TRT-RS realizou 82 mediações coletivas nos seis primeiros meses de 2021

Visualizações: 45
Início do corpo da notícia.
mediacoesvp - 1.jpg
Mediação sobre transporte público em Guaíba

A demanda da Justiça do Trabalho gaúcha para a mediação de conflitos coletivos seguiu em alta no primeiro semestre de 2021. Entre janeiro e junho, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região recebeu 82 pedidos de mediação, a fim de resolver impasses entre grupos de trabalhadores e empregadores dos mais diversos setores econômicos, como transporte público, hospitais, indústria química e farmacêutica, empresas públicas, indústria alimentícia, portuários e outros.

No total, essas mediações já envolveram 194 audiências por videoconferência. Nessas reuniões, o Tribunal intermedeia a negociação entre sindicatos de trabalhadores, de um lado, e empresas ou sindicatos da categoria econômica, de outro.

Des. Rossal - Mediações.jpeg
Des. Francisco Rossal, vice-presidente

As mediações são conduzidas pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo, e por magistrados integrantes da Seção de Dissídios Coletivos. As negociações também contam com a colaboração de procuradores regionais do Ministério Público do Trabalho.

Das 82 mediações realizadas este ano, 24 já resultaram em acordo e colocaram fim aos impasses. Muitas seguem em andamento.

Na avaliação do desembargador Rossal, a alta demanda por mediações coletivas mostra a força da Justiça do Trabalho como instituição social capaz de colocar as partes frente a frente e resolver seus problemas com racionalidade e imparcialidade. “A Justiça do Trabalho se reforça com essas negociações coletivas, e a sociedade ganha como um todo. Ganham os empresários, com maior segurança jurídica e estabilidade nas relações trabalhistas, e os trabalhadores, com melhor distribuição de riqueza e maior segurança e confiança quanto à manutenção dos seus empregos”, explica o vice-presidente do TRT-RS.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
serviçomediaçãoconciliação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista