TST adia correição ordinária do TRT-RS para o período de 12 a 16 de julho

A correição ordinária do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), que originalmente estava agendada para o mês de abril, foi adiada para o período de 12 a 16 de julho de 2021. Ela será realizada pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Nas correições ordinárias, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) avalia o desempenho de cada TRT do país.
Em razão da pandemia do novo coronavírus, a Corregedoria-Geral passou a realizar as correições no formato telepresencial no segundo semestre de 2020. As correições serão acompanhadas pelos Tribunais Regionais por meio do sistema PJeCor. A Corregedoria-Geral também elaborou e encaminhou aos TRTs um questionário dinâmico, integrado ao questionário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas matérias correlatas à Justiça do Trabalho.
Nas correições ordinárias são avaliados, entre outros aspectos, a relação entre o número de processos recebidos e o de julgados, os tempos de tramitação, a observância de prazos e a adequação de procedimentos às normas legais. A correição foca com mais ênfase o segundo grau de jurisdição, tendo em vista que a primeira instância já é fiscalizada pela Corregedoria do próprio TRT.