imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

10/03/2021 16:35

Após 28 horas de reuniões, mediação da Procergs se encerra com êxito e põe fim à greve dos trabalhadores

Início do corpo da notícia.

procergs5.jpgUma série de mediações realizada pelo Tribunal do Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) solucionou o conflito entre a Procergs e seus empregados sobre o acordo coletivo da categoria para os períodos de 2020/2021 e 2021/2022. As negociações sobre o tema, mediadas pelo TRT-RS, tiveram início em julho de 2020. Além de estabelecer o conteúdo das normas coletivas, o acordo encaminhado pela mediação encerrou a greve dos trabalhadores, que havia iniciado no dia 18 de janeiro deste ano.

A primeira audiência de mediação sobre o caso foi realizada no dia 27 de julho de 2020. Ao todo, foram 15 audiências por videoconferência, que totalizaram 28 horas de reuniões. Elas foram conduzidas pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo. "O mais importante é insistir no diálogo e não perder a confiança de que a saída negociada sempre é possível, desde que as partes tenham espírito de colaboração. A justiça social se faz com diálogo", avalia o magistrado.

Nessa segunda-feira (8/3), a assembleia geral dos trabalhadores da Procergs aprovou os termos do acordo e o fim do movimento paredista. Os empregados voltaram ao trabalho na terça-feira (9/3). Os acordos coletivos de trabalho celebrados têm vigência de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021 e de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022, com a data-base da categoria fixada em 1º de junho.

As audiências de mediação contaram com a participação de representantes da Procergs, do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no Estado do RS (SINDPPD), do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE) e do Estado do Rio Grando do Sul. Na última audiência, ocorrida no dia 5 de março, o Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora regional do Trabalho Adriane Arnt Herbst.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), foto da Vice-Presidência do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
jurídicamediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista