imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

08/03/2021 08:45

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: "Mulheres", da ilustradora Carol Rossetti

Início da galeria de imagens.
Ilustração em lápis de cor e caneta nanquim sobre papel craft
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

As imagens da exposição virtual "Mulheres", de Carol Rosseti, foram criadas a partir de conversas e pesquisa de relatos de mulheres do mundo inteiro. Cada ilustração compila vários relatos, de forma que são histórias reais com personagens fictícias.

Carol Rosseti explica que sempre conviveu com uma série de pequenas restrições cotidianas sobre seu corpo e o das mulheres que fazem parte de sua vida, e que depois de um tempo isso começou a incomodá-la. "Esse controle é tão parte da nossa cultura que nem sempre nos damos conta de como ele é cruel e do quanto restringe nossas escolhas pessoais. Mas não basta discutir exclusivamente as questões que afetam um grupo específico de mulheres. É preciso também discutir racismo, homofobia, transfobia, elitismo, xenofobia, capacitismo. A luta por igualdade e respeito é muito ampla e deve ser inclusiva", afirma. 

As ilustrações foram feitas em 2014 e 2015 e publicadas online, em redes sociais, no mesmo período. Em 2015, foi lançado um livro com a coleção completa pela editora Sextante. O livro também foi lançado nos Estados Unidos, México, Espanha e Portugal. A técnica utilizada foi o lápis de cor e caneta nanquim sobre papel craft.

Para visualizar todas as ilustrações da série, acesse a página do projeto Mulheres

O projeto já foi exposto em diversos eventos e países, como no TEDWomen 2015 (Monterey – EUA), Mesa Internacional Metropolis: + Oportunidades + Desarollo para las Mujeres 2014 (Bucaramanga – Colombia), Ball State University a IPFW em 2015 (Indiana – EUA), Les Lesbische si Racontano 2016 (Cagliari – Itália) e muitos outros.

Carol Rossetti é quadrinista, ilustradora e designer de Belo Horizonte. Lançou os livros Mulheres (Sextante, 2015) e Cores (Independente, 2016), e agora está desenvolvendo sua primeira graphic novel Vento Norte. Participou de zines, coletivos e realizou projetos de ilustração e narrativas gráficas em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais, como ONU, AWID, Plan International, Skol e Unilever. Em 2018, foi co-curadora do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos e professora fixa no curso de formação de quadrinistas FIQ Jovem. É também sócia do estúdio Café com Chocolate Design e dá aulas de aquarela e quadrinhos. Contato: carolrossettidesign@gmail.com.

A exposições virtuais do TRT-RS foram idealizadas pela Comissão de Cultura do Tribunal como uma forma de manter a divulgação de produções artísticas durante a pandemia do novo coronavírus. A exposição "Mulheres" conta com a parceria do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS. 

Acesse também a exposição virtual Sobrecarregadeiras, da artista visual Débora Balzan Fleck.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
exposições culturais
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista