imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

08/03/2021 08:45

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: "Sobrecarregadeiras", da artista visual Débora Balzan Fleck

Início da galeria de imagens.
Sobrecarregadeiras 1
Sobrecarregadeiras 2
Sobrecarregadeiras  3
Sobrecarregadeiras  4
Sobrecarregadeiras  5
Sobrecarregadeiras  6
Sobrecarregadeiras  7
Sobrecarregadeiras  8
Sobrecarregadeiras  9
Sobrecarregadeiras  10
Sobrecarregadeiras  11
Sobrecarregadeiras  12
Sobrecarregadeiras  13
Sobrecarregadeiras  14
Sobrecarregadeiras  15
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição virtual "Sobrecarregadeiras", da artista visual Débora Balzan Fleck, reúne fotografias, desenhos e escritos relacionados ao tema dos corpos sobrecarregados. "Sobrecarregadeiras são corpos pequenos que sustentam ações e criam fissuras em territórios subterrâneos a partir de movimentos aparentemente repetitivos", afirma a artista. 

Débora observa que, no imaginário ocidental, as formigas são vistas normalmente como os seres da obediência e da disciplina nas fábulas narrativas, sempre a partir de um viés simbólico e representacional de "idealidades moralizantes atribuídas à ação de trabalhar". No entanto, de acordo com a artista, as formigas também são capazes de se mostrar como "imagens disparadoras de pensamentos vivos". 

Conforme a artista, "se, nas fabulações representacionais, as formigas são interpretadas como um coletivo exemplar disciplinado, na poética das Sobrecarregadeiras, elas se mostram como força de um corpo potente, que carrega pesos enormes e ausências pesadas, que suporta o cansaço atordoador exigido por uma sociedade que já não é mais da produção ou da disciplina, como explicou o filósofo Byung-Chul Han, mas do desempenho e da autoexploração". 

Débora Balzan Fleck é artista visual, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS), especialista em Pedagogia da Arte (Faced/UFRGS), com licenciatura em Artes Visuais (IA/UFRGS) e bacharelado em Artes Visuais (IA/UFRGS) e em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito/UFRGS). É integrante do grupo de pesquisa ARCOE – Arte, Corpo e EnSigno (CNPq – Faced/UFRGS). Contato: debalzan@gmail.com.

A exposições virtuais do TRT-RS foram idealizadas pela Comissão de Cultura do Tribunal como uma forma de manter a divulgação de produções artísticas durante a pandemia do novo coronavírus.

Acesse também a exposição virtual Mulheres, da ilustradora Carol Rossetti.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
exposições culturais
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista