Juíza Aline Fagundes ministra aula sobre mediação e conciliação em webinar de universidade da Índia

A juíza Aline Doral Stefani Fagundes, supervisora do Cejusc do 2º grau do TRT-RS, participou, nessa terça-feira (13/10), de um webinar promovido pela faculdade de Direito Chettinad School of Law, da Índia. O evento, que iniciou no dia 12 de outubro e se estenderá até a próxima sexta-feira (16/10), recebeu sete palestrantes brasileiros para falar sobre as dimensões do sistema judicial no Brasil. Em sua participação, a juíza ministrou uma aula sobre a política de conciliação e mediação nas relações de trabalho. A exposição foi dirigida a alunos da faculdade de Direito e contou com a participação da professora Ruchi Sinha, do professor Shiamtanu Pal e da juíza do TRT-14 (RO/AC) Fernanda Antunes Marques Junqueira.
Um dos tópicos abordados pela juíza Aline Fagundes foi a existência da Justiça do Trabalho como um ramo específico do Poder Judiciário no Brasil, o que não ocorre na Índia. A exposição também abordou a regulamentação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) sobre a mediação e a conciliação, a atuação da vice-presidência do TRT-RS na mediação de conflitos coletivos, e o funcionamento dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) da Justiça do Trabalho gaúcha. Além disso, também foram destacadas as audiências de conciliação e mediação realizadas por videoconferência neste período de distanciamento social.
A juíza Aline Fagundes avalia que o convite para participação no webinar é um importante reconhecimento ao trabalho realizado pelo TRT-RS. "O serviço oferecido pela Justiça do Trabalho gaúcha na mediação e na conciliação de conflitos trabalhistas tem um impacto social positivo muito grande, especialmente neste momento de pandemia", declarou. Após sua participação no evento, a magistrada foi convidada pela professora Ruchi Sinha para fazer parte do Conselho Consultivo da Chettinad School of Law.