Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/09/2020 19:39. Atualizada em: 21/09/2020 19:39.

Círculo de Leitura do TRT4 debate a obra “O que é Deficiência” na próxima segunda (28)

Visualizações: 18
Início do corpo da notícia.

Card28-09 site.jpgA Escola Judicial (Ejud4) e o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) promovem, na próxima segunda-feira (28/9),  a quarta edição do Círculo de Leitura do TRT4. A obra discutida neste mês é “O que é deficiência”, de Debora Diniz. A roda de conversa será realizada das 16h às 18h, no canal da Ejud4 no YouTubeAbre em nova abacom a participação da publicitária Fatine Oliveira e da assistente social Fernanda Vicari, e a mediação da psicóloga Victória BernardesA atividade é aberta ao público.

A obra analisa a evolução do conceito de deficiência ao longo do século XX e no início deste século XXI, por meio de uma provocação à compreensão biomédica do tema - que a interpretava como uma simples desvantagem biológica. Ao abordar a evolução do conceito, o livro conclui que deficiência não é mais a simples expressão de uma lesão que impõe restrições à participação social de uma pessoa, mas, sim, um conceito complexo que reconhece o corpo com lesão, ao mesmo tempo que denuncia a estrutura social pouco sensível à diversidade e que oprime a pessoa deficiente.

Magistrados e servidores do TRT-RS podem se inscrever neste liAbre em nova abank, até sexta-feira (25). Para o público externo, não há necessidade de inscrição prévia.

As debatedoras

Fatine Conceição Oliveira: Mestranda em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação da UFMG, faz parte do grupo de pesquisa Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade. Publicitária, integrante do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência e autora do blog/canal Disbuga, onde expõe suas impressões sobre a vivência com deficiência.

Fernanda Vicari: Graduada em Serviço Social pela UNISINOS. Assistente social, membra fundadora do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência e Presidenta da Agadim- Associação gaúcha de distrofia muscular. 

Victória Bernardes: Formada em Psicologia pela PUC-RS. Atuou na área de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e atualmente participa no controle social, como conselheira nacional de Saúde (CNS) e conselheira estadual dos direitos das pessoas com deficiência do Estado (Coepede/RS). Integra as comissões de atenção à saúde das pessoas com deficiência e de saúde da mulher do CNS e as comissões de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). É integrante do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência.  

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
serviçoescola judicial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista