Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/09/2020 14:03. Atualizada em: 09/09/2020 16:02.

"Branquitude e Poder Judiciário" será tema de roda de conversa on-line da Escola Judicial nesta sexta-feira

Visualizações: 44
Início do corpo da notícia.

rodadeconversaej.jpgA Escola Judicial do TRT-RS promoverá uma roda de conversa on-line sobre o tema "Branquitude e Poder Judiciário", nesta sexta-feira (11), das 16h às 18h. O evento será transmitido no Youtube e terá como debatedoras a psicóloga social Lia Vainer Schucman e a juíza do Trabalho Gabriela Lenz de Lacerda. A iniciativa é uma parceria da Ejud4 com o Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS. 

Para participar, acesse o canal da Ejud4 no Youtube (youtube.com/EscolaJudicialTRT4NucleodeEaD), na data e horário indicados. O evento é aberto ao público em geral. Após o encerramento da transmissão ao vivo, a gravação ficará disponível no canal. 

O objetivo do evento é auxiliar na compreensão das relações raciais a partir da ideia de branquitude e dos significados atribuídos à raça branca no contexto brasileiro. Com base nos estudos críticos da psicologia social e das ciências humanas, a roda de conversa analisará elementos que contribuem para a reprodução do racismo na estrutura social e dentro do Judiciário, e estimulará práticas para uma cultura antirracista.   

As debatedoras

Lia Vainer Schucman: doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais. Autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e Famílias Interraciais - Tensões entre Cor e Amor (EDUFBA, 2018).

Gabriela Lenz de Lacerda: juíza do TRT4 e Coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4.

Avaliação e certificação

Para o aproveitamento das duas horas de atividade, magistrados e servidores vinculados ao TRT-RS devem preencher o formulário Google, cujo link ficará disponível somente durante a transmissão. A Ejud4 enviará aos integrantes do TRT-RS um e-mail para avaliação da aprendizagem. As Escolas Judiciais de outros TRTs também receberão as listas de presença, ficando a certificação a critério de cada Regional.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS com informações da Ejud4
Tags que marcam a notícia:
serviçoescola judicial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista