Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/07/2020 15:36. Atualizada em: 30/07/2020 15:51.

Mediação do TRT-RS encaminha proposta de acordo para criação de banco de horas na Corsan

Visualizações: 16
Início do corpo da notícia.

corsan002 - 1.jpg

Em uma mediação por videoconferência realizada pelo TRT-RS, nessa quarta-feira (29/6), foi encaminhada uma proposta de acordo coletivo para criação de um banco de horas para empregados da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A iniciativa é uma forma de compensar as horas pagas e não trabalhadas de empregados que, por integrarem o grupo de risco da Covid-19 e desempenharem funções incompatíveis com o teletrabalho, estão afastados de suas atividades.

Conforme a proposta de acordo, a formação do banco de horas terá início no dia 3 de agosto. O período não trabalhado pelos empregados de 19 de março a 2 de agosto já foi remunerado pela empresa e não irá gerar saldo de horas a compensar. Nos 90 dias após o retorno ao trabalho, cada empregado abrangido pelo acordo compensará até uma hora por dia, observando-se o limite do saldo devedor de horas ou o final do período estabelecido. Para a compensação do saldo devedor, os empregados também poderão realizar atividades de capacitação da Unicorsan. O acordo assegura, ainda, a irredutibilidade da remuneração e dos benefícios dos empregados durante o período de afastamento. 

A proposta de acordo será apresentada para a aprovação de assembleias virtuais, pelos representantes das categorias dos profissionais abrangidos, até o dia 10 de agosto. A audiência de mediação foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo. Além da Corsan, participaram da mediação o Sintec-RS (Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do RS), o Sindiágua-RS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do RS) e o Senge (Sindicato dos Engenheiros do Estado do RS). O Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora Beatriz de Holleben Junqueira Fialho. 

As tratativas de acordo para a criação do banco de horas tiveram início em maio deste ano, quando a Corsan solicitou ao TRT-RS a realização de uma mediação pré-processual sobre o tema com os sindicatos envolvidos. As mediações pré-processuais são oferecidas pela Vice-Presidência do TRT-RS como uma tentativa de solucionar conflitos trabalhistas, de forma consensual, antes do ajuizamento de ações.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), foto da Vice-Presidência do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista