10/07/2020 22:02

TRT-RS bloqueará usuários do PJe que realizarem consultas excessivas a processos de terceiros

Início do corpo da notícia.

pjelogonovo.pngNotícia atualizada às 22h03.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) passará a bloquear usuários do PJe que, utilizando credenciais de advogados cadastrados no sistema, realizarem consultas excessivas a processos de terceiros.

Considera-se consulta excessiva quando o usuário acessa mais de 1,5 mil processos de terceiros em um período de 30 dias. Esse critério não será aplicado à Consulta Pública, que não será afetada, portanto.

Esta medida preventiva visa a coibir o uso de robôs que utilizam credenciais de advogados cadastrados no PJe e sobrecarregam a infraestrutura do sistema, prejudicando seu funcionamento e o trabalho de toda a comunidade jurídico-trabalhista. Além disso, está alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados.

Não serão afetados os profissionais que realizam as consultas de forma não abusiva. A OAB/RS, a Agetra e a Satergs foram comunicadas previamente, por ofício, sobre a adoção desta nova funcionalidade.

O bloqueio automático será feito por uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT-RS. Após o bloqueio, será enviado um e-mail para imediata ciência da advogado e da OAB. O advogado também receberá indicações sobre a forma de contato para restabelecer seu acesso ao PJe.

A medida busca tornar efetiva a Resolução nº 185/2013 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece critérios para resguardar o desempenho do PJe. A resolução prevê, em seu artigo 29, a possibilidade de bloqueio de usuários do PJe em razão do uso inadequado do sistema que cause redução significativa de sua disponibilidade.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
tecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista