26/06/2020 10:36

Ailton Krenak é o convidado de live promovida pelo TRT-RS nesta segunda-feira

Início do corpo da notícia.

06.24 Krenak 810p.pngO ambientalista e escritor Ailton Krenak participará, nesta segunda-feira (29/6), de uma live promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). A atividade ocorrerá das 16h às 18h, aberta ao público e sem limite de vagas, pelo canal da Escola Judicial do TRT-RS (EJud4) no YouTube. A mediação será da escritora e pesquisadora Julie Dorrico. Magistrados e servidores de TRTs poderão ter suas participações certificadas, conforme instruções detalhadas abaixo.

O evento é uma parceria da Escola Judicial com o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal. A live marca o lançamento do Círculo de Leitura do TRT-RS. 

Ailton Krenak é líder indígena e autor do livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, obra escolhida para inaugurar o Círculo do Livro do TRT-RS. Participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988 (veja aqui o vídeo do seu discurso). Em 1985, fundou a organização não governamental Núcleo de Cultura Indígena. Participou da fundação da União dos Povos Indígenas. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concedeu a Krenak o título de Professor Doutor Honoris Causa, um reconhecimento por sua luta pelos direitos dos povos indígenas e pelas causas ambientais.

O livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” foi elaborado a partir de dois simpósios realizados na cidade de Lisboa (Portugal) em 2017 e 2019, refletindo, assim, uma das maiores características dos povos indígenas, que é a oralidade. No texto, o líder questiona o conceito de “humanidade” por considerá-lo homogeneizado demais (o que reduziria as pessoas de cidadãs a meros consumidores) e critica a negligência do Estado brasileiro com os povos e tradições indígenas. A questão ambiental acompanha todo o raciocínio da obra, pois entende-se que o ambiente e o ser humano são inseparáveis.

Julie Dorrico é pesquisadora na área da Literatura Contemporânea, com ênfase em obras  indígenas, inclusive autobiografias. Faz doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no tema Teoria da Literatura. 

Círculo do Livro

O Círculo do Livro do TRT-RS reunirá seus integrantes em encontros virtuais mensais para a discussão das obras selecionadas. De junho a novembro, acontecerão seis ciclos, com reuniões nas últimas segundas-feiras de cada mês.

Servidores e magistrados devem se inscrever separadamente para cada uma das atividades, sempre no início do mês no qual ela for se realizar. Inscrições, orientações de leitura, materiais complementares e outras informações estão disponíveis na página desta edição do Círculo. A EJud4 On-line também mantém uma Comunidade Prática do Círculo do Livro, espaço onde há debate permanente sobre as obras, destinado a quem não for contemplado com uma vaga para os encontros virtuais. 

Certificação

Para receberem certificação de duas horas-aula, magistrados e servidores do TRT-RS devem se inscrever na página desta edição.

Servidores e magistrados de outros TRTs deverão preencher a lista de presenças, cujo atalho será disponibilizado apenas durante a transmissão. A confirmação de suas participações será enviada às respectivas Escolas Judiciais, a quem cabe a eventual certificação.

Não haverá certificação para os demais participantes.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto da Secom/TRT-RS, foto de Garapa - Coletivo Multimídia
Tags que marcam a notícia:
institucionalcapacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista