25/06/2020 12:00

Novos Tempos, Novas Soluções: Série vai destacar a realização de audiências e sessões por videoconferência na Justiça do Trabalho gaúcha

Início do corpo da notícia.

NTNS-810p.pngO distanciamento social necessário para a contenção da pandemia trouxe, repentinamente, um grande desafio para a Justiça do Trabalho: como fazer as audiências, ato importante para negociar um acordo entre as partes ou dar andamento aos processos?

O TRT-RS se mobilizou e envidou esforços para viabilizar a realização de audiências por videoconferência, pela ferramenta Google Meet, de fácil operacionalização.

A videoconferência funciona muito bem para audiências iniciais e de conciliação. Nas de instrução, os desafios são maiores, mas ainda assim ela é viável, especialmente nos processos com produção de prova mais simples.

Nesse contexto, o trabalho de preparação da audiência, feito por servidores com a supervisão do magistrado, é fundamental. Analisa-se, nessa fase prévia, o conteúdo da ação e a possibilidade de acordo, para inclusão do processo na pauta da videoconferência.

Os princípios da boa-fé processual e da colaboração são ainda mais importantes agora. Com bom senso, boa vontade e colaboração entre todos os envolvidos, se encontra a solução para a realização de cada audiência.

Nos próximos dias, o TRT-RS vai compartilhar, em seus canais de comunicação, a experiência de magistrados, servidores, advogados, procuradores e peritos que já realizaram ou participaram de audiências e sessões de julgamento por vídeo. Acompanhe!

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
serviçocoronavírusnovostemposnovassoluções
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista