14/06/2020 14:22

Dia Mundial do Doador de Sangue: cresce a importância da doação no período de pandemia

Início do corpo da notícia.

iStock-doação de sangue.jpgO dia 14 de junho foi a data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue. 

A importância deste ato solidário aumenta com a pandemia do novo coronavírus, já que o número de doações diminuiu muito desde o início do distanciamento social. Por outro lado, muitos pacientes, como vítimas de acidentes e doenças crônicas, seguem precisando de sangue.

Vale lembrar que as doações estão ocorrendo mediante agendamento prévio, para evitar aglomerações, com utilização obrigatória de máscara e a observação das práticas de higiene para preservar a saúde do doador. 

O procedimento dura, em média, 40 minutos. Pesquise os locais de doação em sua cidade. Em Porto Alegre, a doação pode ser realizada nos locais abaixo, entre outros: 

- Hemocentro do Estado – Avenida Bento Gonçalves, 3.722. Agendamento pelo (51) 3336-6755, ramal 102, ou WhatsApp (51) 98405-4260.

- Hospital Conceição – Avenida Francisco Trein, 596. Agendamento pelo (51) 3357-2072.

- Hospital de Clínicas – Rua Ramiro Barcelos, 2.350. Agendamento pelo site: https://bit.ly/2MYzJRr.

- Hospital São Lucas da PUCRS – Avenida Ipiranga, 6.690. Agendamento pelo (51) 3320-3455.

- Santa Casa de Misericórdia – Avenida Independência, 75. Agendamento pelo (51) 3214-8025. 

Requisitos para doar:

- Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos que pesem mais de 50 kg. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal de seus responsáveis.

- Pessoas com suspeita de covid-19, febre, gripe, resfriado, diarreia, além de mulheres grávidas ou no período pós-parto, estão impedidas de doar temporariamente.

- Bom estado de saúde, incluindo estar bem alimentado, ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Homens podem doar a cada dois meses, e mulheres, a cada três meses. Para homens, a frequência máxima é de quatro doações por ano, e, para mulheres, de três.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
horizontecoronavírus
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista