Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/06/2020 16:51. Atualizada em: 09/06/2020 10:35.

Em videoconferência, juíza do Trabalho celebra acordo entre frigorífico gaúcho e trabalhador que está no Maranhão

Visualizações: 61
Início do corpo da notícia.

audmaranhao.jpeg

A juíza Jaqueline Maria Menta usou a videoconferência para celebrar um acordo entre um trabalhador que estava no município de Santa Luzia do Tide, no Maranhão, e representantes de um frigorífico de Nova Araçá, na serra gaúcha. A audiência ocorreu por meio do aplicativo Google Meet, na última quarta-feira (3/6). O acordo solucionou um processo que tramitava no Posto Avançado da Justiça do Trabalho de Nova Prata, cuja jurisdição abrange o município de Nova Araçá.  

Atualmente, todas as audiências da Justiça do Trabalho são realizadas no Google Meet, como medida de prevenção ao coronavírus. "A videoconferência foi muito importante para vencer a distância. Seria difícil para o trabalhador comparecer a uma audiência no Rio Grande do Sul", observa a magistrada. Após o término do seu contrato com o frigorífico gaúcho, o trabalhador havia retornado para sua cidade de origem, no Maranhão. "O advogado e o trabalhador puderam inclusive sair da videoconferência para conversar em particular sobre a proposta do acordo e depois retornar. A ferramenta é muito prática", afirma a juíza. 

A magistrada comenta que o trabalhador teve dificuldades iniciais para usar o aplicativo, mas que, logo após receber algumas instruções, conseguiu participar normalmente. "Ele ficou muito satisfeito com a possibilidade de resolver seu processo a distância", ressalta. Na quarta-feira, a juíza realizou 13 audiências por videoconferência, das quais oito resultaram em acordo. "Neste momento difícil, de pandemia, percebo que as partes e os advogados estão cientes de suas responsabilidades, trabalhando em conjunto com o Juízo para buscar soluções", conclui.

Os participantes acessaram a videoconferência a partir de cinco cidades diferentes. O trabalhador estava em sua casa, em Santa Luzia do Tide, e a preposta da empresa, em Nova Araçá. O advogado do trabalhador, Gilmar Barufaldi, também estava em Nova Araçá, e o advogado do frigorífico, Christian Santanna, em Porto Alegre. A audiência foi conduzida pela juíza Jaqueline Maria Menta, em Porto Alegre, e secretariada pelo servidor Alexandre Lange, em Nova Prata. A videoconferência também foi acompanhada pelas estudantes de Direito da URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), Katrine Cardias Martins e Andressa Barcelos Moreira, que estavam no município gaúcho de São Luiz Gonzaga, na região das missões. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), foto do PAJT de Nova Prata
Tags que marcam a notícia:
tecnologiaserviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista