07/05/2020 15:06

Semana de Combate ao Assédio Moral terá três atividades promovidas pela Justiça do Trabalho gaúcha

Início do corpo da notícia.

assédio moral - conceito-1024x768px.pngA Semana de Combate ao Assédio Moral da Justiça do Trabalho gaúcha ocorrerá entre 11 e 15 de maio. Nesses dias, serão promovidas três atividades on-line, em parceria do Comitê de Combate ao Assédio Moral com a Escola Judicial (EJud4) do TRT-RS.

Dois dos eventos são abertos e dispensam inscrição prévia, bastando acessar o canal do Núcleo de EaD da EJud4 no YouTube. Nesses, não há limite de participantes e, após o encerramento da transmissão ao vivo, a gravação permanecerá disponível no canal.

No dia 12, terça-feira, às 17h, ocorre a palestra “Assédio Moral e Sexual no Trabalho: Práticas de Gestão que Favorecem essa Violência”, ministrada pelo professor Roberto Heloani. O acadêmico tem experiência em diferentes áreas, todas elas com foco no Trabalho: Psicologia, Psicodinâmica, Ética, Saúde, Assédio Moral e Sexual. Sua fala buscará capacitar os participantes para a identificação, prevenção e combate de práticas que podem dar início ao assédio, inclusive dentro do Judiciário.

Na sexta-feira (15/5), às 11h, a palestra “Como Prevenir Assédio Moral e Sexual? Conhecendo Boas Práticas de Gestão” será realizada pela professora Ana Magnólia Bezerra Mendes, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília (UnB). Serão abordadas práticas de gestão que contribuem com o sofrimento e adoecimento físico e mental no ambiente de trabalho, assim como boas práticas que atuam na melhora da saúde física e mental de servidores e diminuem incidência de assédio moral e sexual no trabalho. 

Avaliação e certificação

  • Magistrados e servidores do TRT-RS: para registro da participação, será necessário o preenchimento de formulário a ser disponibilizado durante a transmissão. Após a conclusão da atividade, a EJud4 enviará e-mail aos participantes, para o preenchimento da avaliação de aprendizagem, visando a certificação da carga horária.
  • Magistrados e servidores de outros TRTs: para registro da participação, será necessário o preenchimento de formulário a ser disponibilizado durante a transmissão. Após a conclusão da atividade, a EJud4 enviará a relação de participantes às respectivas escolas judiciais, que poderão certificar a atividade.
  • Público externo: não haverá certificação.

Workshop online

E, nos dias 13 e 14 (quarta e quinta-feira), das 10h às 12h, será promovido o workshop on-line “Estratégias de Comunicação Humana no Combate ao Assédio Moral”. O treinamento será conduzido por Débora Brum, fonoaudióloga empresarial, com mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana. A programação inclui temas como comportamentos comunicativos (passividade, agressividade, manipulação e assertividade); características da comunicação agressiva; comunicação e assédio moral; redução de conflitos por meio da comunicação empática; princípios da Comunicação Não-violenta (CNV); comunicação pela linguagem corporal e tom da voz.

A atividade terá quatro horas-aula e será desenvolvida por meio do aplicativo Zoom Meeting. São 30 vagas, sendo 10 para magistrados e 20 para servidores (preferencialmente gestores). Inscrições estarão abertas até as 12h de segunda-feira (11/05), acessando o Vox (menu “Vida Funcional”, campo “Capacitação”, item “Informações e Inscrições”).

Cartilha

Também no contexto da Semana, foi lançada a versão digital da Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral do TRT-RS.

Fim do corpo da notícia.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Inácio do Canto - Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista