Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/04/2020 08:32. Atualizada em: 28/04/2020 08:40.

Mediação do TRT-RS evita despedidas em massa nas obras de ampliação da Yara Fertilizantes em Rio Grande

Visualizações: 11
Início do corpo da notícia.

28 - Yara.jpgUm acordo coletivo garantiu que não haverá despedidas em massa dos trabalhadores que atuam na ampliação da sede da empresa Yara Fertilizantes, em Rio Grande. A obra havia sido suspensa devido à pandemia do coronavírus, mas está sendo retomada, com adaptações, após um decreto municipal flexibilizar o funcionamento de alguns setores, como a construção civil.

Representantes do sindicato dos trabalhadores, das empresas prestadoras de serviço na obra (Montcalm e Bellbraz) e da Yara Fertilizantes entraram em consenso na última segunda-feira (20/4), em uma mediação por videoconferência realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). Na ocasião, foi aceita a proposta de acordo que havia sido encaminhada na mediação anterior, ocorrida no dia 16 de abrilAbre em nova aba.

Além da manutenção dos postos de trabalho, o acordo coletivo, que tem validade específica para o período da pandemia, também estabelece cuidados que devem ser tomados para a prevenção do coronavírus entre os trabalhadores. Entre eles, a adoção do trabalho em três turnos e outras medidas para evitar aglomeramentos.

O advogado do sindicato dos trabalhadores, Marcelo Martinelli, agradeceu à Justiça do Trabalho, ao Ministério Público do Trabalho e a todos os envolvidos na mediação, destacando que o acordo permitiu a manutenção de pelo menos 400 empregos. O advogado Nilson Duarte, da empresa Montcalm, elogiou a transparência e a postura dos participantes. Ele também destacou que o mediador, o vice-presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo, ponderou de forma serena os pontos de divergência durante as negociações. A advogada Andressa Gudde, da Yara Fertilizantes, também registrou agradecimentos a todos os envolvidos. O Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora Beatriz de Holleben Junqueira Fialho.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Guilherme Villa Verde Castilhos - Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista