Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 06/04/2020 14:16. Atualizada em: 06/04/2020 14:16.

Mediação no TRT-RS trata da situação dos empregados dos Correios em meio à pandemia de coronavírus

Visualizações: 48
Início do corpo da notícia.

6 - (SITE) Mediação Correios.jpgUma audiência de mediação entre representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o sindicato dos empregados foi realizada por videoconferência no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) nesta sexta-feira (3/4). A reunião trata das medidas a serem adotadas pela empresa para a proteção à saúde dos trabalhadores durante a pandemia do coronavírus. A audiência foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo, e contou com a participação da procuradora do Trabalho Beatriz de Holleben Junqueira Fialho.

A empresa havia feito um comunicado aos trabalhadores por meio de um informativo interno, elencando as providências que seriam tomadas em relação à pandemia. Os empregados relatam que algumas medidas não vêm sendo adotadas. Uma das propostas era o afastamento das atividades presenciais para os trabalhadores que se autodeclarassem pertencentes ao grupo de risco para a doença ou que necessitassem permanecer em casa para cuidados com filhos ou parentes em situação de risco. Os empregados relatam ter recebido contato da empresa após a declaração, solicitando a volta ao trabalho. De acordo com o representante dos Correios, ocorre que três dias após o comunicado, a Presidência da República publicou decreto que define os serviços postais como atividades essenciais. Em função disso, segundo a empresa, foi necessário verificar junto aos empregados que haviam autodeclarado a necessidade de afastamento do trabalho, a possibilidade de retorno ao serviço.

Uma proposta de conciliação foi elaborada pela vice-presidência, sendo que os Correios se comprometeram em manter as medidas anunciadas no informativo interno e as partes concordaram que seriam enviados convites de retorno às atividades para os trabalhadores afastados em caso de necessidade. Uma nova audiência foi marcada para 13 de abril quando será debatido expressamente o tema do trabalho em finais de semana. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Érico Ramos (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
jurídicacoronavírusmediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista