Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 12/03/2020 20:13. Atualizada em: 12/03/2020 20:18.

Inaugurada a nova sede da Vara do Trabalho de Lagoa Vermelha

Visualizações: 75
Início da galeria de imagens.
Dante Dal Castelli Neto (presidente da Subseção local da OAB), Carmen Gonzalez (presidente do TRT-RS), Paula Weiler (juíza titular da VT de Lagoa Vermelha) e Gustavo Bonotto (prefeito municipal) descerraram a placa comemorativa.
Dante Dal Castelli Neto (presidente da Subseção local da OAB), Carmen Gonzalez (presidente do TRT-RS), Paula Weiler (juíza titular da VT de Lagoa Vermelha) e Gustavo Bonotto (prefeito municipal) descerraram a placa comemorativa.
Fachada do novo prédio
Prefeito Gustavo Bonotto e Desembargadora Carmen Gonzalez desenlaçaram a fita inaugural
Desa. Carmen Gonzalez
Juíza Paula Silva Rovani Weiler
Dante Dal Castelli Neto (presidente da Subseção local da OAB)
Prefeito Gustavo Bonotto
Equipe da VT de Lagoa Vermelha
Desembargadora Carmen Gonzalez e Juíza Paula Weiler
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A nova sede da Vara do Trabalho de Lagoa Vermelha, município da região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, foi inaugurada nessa quinta-feira (12). A solenidade contou com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, da juíza titular da unidade, Paula Silva Rovani Weiler, e de servidores, advogados, autoridades locais e imprensa.

Localizado na rua Profª. Leocádia Jaeger Caimi, nº 137, o novo prédio é próprio (o anterior era alugado), mais amplo, e aprimora as condições de trabalho e da prestação jurisdicional. 

A edificação tem 550 m² de área construída e atende aos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Todas as dependências do prédio, distribuídas em um único pavimento, garantem acessibilidade. Aspectos de sustentabilidade também foram contemplados, como o uso de janelas amplas e uma distribuição de ambientes planejada para diminuir a necessidade de iluminação artificial, além de proteções externas que reduzem a insolação nos dias quentes.

O imóvel também possibilita a captação e a reutilização da água da chuva, usa materiais de origem local, e possui luminárias LED de alto desempenho, além de pisos externos permeáveis para facilitar a drenagem. O custo total da obra foi de R$ 1,8 milhão.

Solenidade

A juíza Paula Weiler destacou que a inauguração de uma sede própria representa a consolidação da presença da Justiça do Trabalho na cidade. A unidade de Lagoa Vermelha começou como um Posto Avançado em 2006, e em 19 agosto de 2005 foi transformada em Vara do Trabalho. “Somos a Justiça do Trabalho, desse trabalho que é a base da vida da imensa maioria dos brasileiros, que traz dignidade, esperança e crescimento para quem dele depende e empreende. Esta Justiça é a salvaguarda dos direitos tanto do empregado lesado quanto do empregador, pois ao condenar o empregador que não observou a lei, dá ao empregador observador dela o direito à concorrência livre e leal”, afirmou a magistrada.

O presidente da subseção de Lagoa Vermelha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dante Dal Castelli Neto, ressaltou a parceria de muitos anos da Justiça do Trabalho com a Advocacia local na busca por melhorias, bem como o apoio dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios da jurisdição. “Estamos sempre abertos ao diálogo e com a certeza de que a busca por melhorias é para o bem de todos que utilizam a Justiça do Trabalho: advogados, funcionários e o mais importante, a sociedade, por meio daqueles que têm seus direitos retirados no decorrer e ao final dos contratos de trabalho”, disse.

O prefeito Municipal de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, salientou que uma nação se constrói com base em instituições fortes, que podem ser questionadas e debatidas pela sociedade, o que é importante para seu crescimento, mas devem sempre prevalecer. Para ele, a inauguração da sede própria representa o fortalecimento da Justiça do Trabalho como instituição. Bonotto também saudou o fato de o novo prédio estar situado junto a outros órgãos públicos, inclusive da Justiça, em uma área que está se consolidando como um Centro Administrativo de Lagoa Vermelha.

O prefeito ainda agradeceu ao TRT-RS pela doação do mobiliário do antigo prédio, que ajudou o Município a equipar a Farmácia Solidária (que recolhe e destina medicamentos gratuitamente), o Lar do Idoso e diversas secretarias.

Em seu pronunciamento, a presidente do TRT-RS destacou os recursos de sustentabilidade, economia e acessibilidade do novo prédio. Afirmou que a nova sede irá melhorar as condições de funcionamento da Justiça do Trabalho no município, atendendo as necessidades dos usuários.

Assim como o prefeito, a desembargadora Carmen defendeu a importância da presença das instituições nas cidades, com cada uma exercendo o seu papel. “Agradeço a colaboração inestimável da OAB, do MPT e dos Poderes Executivo e Legislativo. Que sigamos juntos e fortes na defesa de um país democrático e fraterno, semeando o respeito e o amor”, declarou a magistrada.

Fita e placa

O desenlace da fita inaugural das novas instalações foi feito pela desembargadora Carmen Gonzalez e o prefeito Gustavo Bonotto. Em seguida, as duas autoridades também descerraram a placa comemorativa, ao lado da juíza Paula Weiler e do advogado Dante Dal Castelli Neto.

Jurisdição

A Vara do Trabalho de Lagoa Vermelha também é responsável pela jurisdição das cidades de André da Rocha, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ciríaco, David Canabarro, Ibiaçá, Ibiraiaras, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Muitos Capões, Muliterno, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São José do Ouro, São João da Urtiga e Tupanci do Sul.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes e fotos de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista