Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 31/01/2020 18:44. Atualizada em: 31/01/2020 18:54.

Vice-presidente do TRT-RS visita Pelotas e Rio Grande para falar sobre atuação da Justiça do Trabalho nas mediações e conciliações

Visualizações: 4
Início da galeria de imagens.
Desembargador Francisco Rossal e juíza Aline Fagundes em encontro na OAB-RS
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, visitou as cidades de Pelotas e Rio Grande, na região sul do Estado, nos dias 29 e 30 de janeiro. O objetivo da iniciativa foi contatar a comunidade local e divulgar informações sobre as áreas de mediação e conciliação da Justiça do Trabalho gaúcha. O desembargador esteve acompanhado da supervisora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT) do 2ª grau, juíza Aline Doral Stefani Fagundes. Durante as visitas, ocorreram reuniões com magistrados e servidores dos Foros Trabalhistas, advogados, peritos, vereadores, prefeitos e entidades de classe representativas de trabalhadores e empregadores. 

Nos encontros, o desembargador Rossal explicou que, além da conciliação no âmbito das ações judiciais individuais, o TRT-RS também atua na mediação em conflitos coletivos — como greves, despedidas em massa ou impasses em negociações — e até mesmo antes do ajuizamento de dissídios. Nesse sentido, o vice-presidente observou que a equipe do Tribunal pode se deslocar para municípios do interior do Estado para conduzir mediações e conciliações sempre que for necessário, com o objetivo de buscar a pacificação social. O desembargador também informou que o Cejusc do 2º grau, que ordinariamente realiza audiências de mediação e conciliação em Porto Alegre, está programando pautas de audiência em cidades do interior do Estado. As audiências serão direcionadas a tentativas de acordo em processos de origem local que se encontrem nas fases de Recurso Ordinário ou Recurso de Revista.

Confira, abaixo, a agenda dos eventos realizados pelo desembargador Francisco Rossal e pela juíza Aline Fagundes nas duas cidades:

Pelotas

  • Encontro com os juízes Cacilda Ribeiro Isaacsson, Frederico Russomano, Daniel de Sousa Voltan, Ana Carolina Schild Crespo, Adriana Moura Fontoura, Marcele Cruz Lanot Antoniazzi, Carolina Toaldo Duarte da Silva Firpo, Nivaldo de Souza Junior e Simone Silva Ruas, e a desembargadora Angela Rosi Almeida Chapper.
  • Coletiva de imprensa (Diário Popular, Tradição Regional e Rádio da Universidade Católica).  
  • Reunião com a presidente da subseção de Pelotas da OAB-RS, Paula Grill Silva Pereira, e integrantes da diretoria.
  • Almoço com os juízes e com os peritos Giovanni Forneck (presidente da Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho do RS - Apejust) e Evandro Krebs Gonçalves (vice-presidente de relações institucionais da Apejust), Ivo martini Junior (1º vice-presidente da Apejust) e peritos locais.
  • Reunião com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e a procuradora geral do Município, Luciane Acunha Moreira. 
  • Reunião com o presidente da Câmara Municipal de Pelotas, vereador José Sizenando.
  • Reunião no Sindicato dos Empregados de Comércio de Pelotas, com advogados, lideranças e representantes de sindicatos de trabalhadores.
  • Reunião na subseção de Pelotas da OAB-RS com representantes de sindicatos de empregadores.

Rio Grande

  • Coletiva de Imprensa (Rádio Cultura Riograndina, Jornal Agora, RBSTV e Grupo Oceano).
  • Reunião com o presidente da subseção de Rio Grande da OAB-RS, André Moita Monteiro.
  • Reunião com entidades de classes de empregadores e advogados na OAB-RS, subseção Rio Grande.
  • Reunião com juízes Edenilson Ordoque Amaral, Giovani Martins de Oliveira, Simone Silva Ruas e Carolina Toaldo Duarte da Silva Firpo.  
  • Reunião com o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer
  • Reunião com o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Grande, Ivair Domingos Pereira Souza (Vavá), e integrantes da mesa diretora. 
  • Reunião com entidades de classe de empregados no auditório da subseção de Rio Grande da OAB-RS.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista