Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/12/2019 15:55. Atualizada em: 05/12/2019 10:44.

Justiça do Trabalho lança sistema Aud4 em evento no TRT-RS

Visualizações: 9
Início da galeria de imagens.
servidores e magistrados assistem à apresentação do Aud4 no Salão Nobre da Presidência do TRT-RS
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Atualizado em 5/12, às 9h30.

A Justiça do Trabalho promoveu, nesta quarta-feira (4/12), o lançamento nacional do sistema Aud4. A apresentação da nova ferramenta eletrônica de apoio às audiências trabalhistas ocorreu no Salão Nobre da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). O evento contou com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Batista Brito Pereira, e do juiz auxiliar do TST e do CSJT, Fabiano Pfeilsticker. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo webcanal do TRT-RS

Acesse o álbum de fotos do evento.Abre em nova aba

O Aud4 traz mais agilidade para a realização de audiências na Justiça do Trabalho. A nova ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT-RS (Setic), sob a coordenação do CSJT. Ela foi criada com a mesma linguagem do Processo Judicial Eletrônico (PJe), facilitando a compatibilidade entre os sistemas. O Aud4 será utilizado em todas as audiências trabalhistas no país. É uma ferramenta web, acessível diretamente pelo navegador de internet sem a necessidade de instalação de programas, mas que também pode ser usada no modo off-line. O novo sistema, além de corrigir problemas das versões anteriores, traz uma interface reformulada, mais moderna, amigável e dinâmica. Assista, abaixo, ao vídeo de apresentação do Aud4, produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) do TRT-RS:

Em seu pronunciamento, o presidente do TST e do CSJT, ministro João Batista Brito Pereira, elogiou a qualidade do trabalho realizado pelos servidores e magistrados do TRT-RS. “A 4ª Região soube desenvolver o Aud4 de modo a facilitar a realização de audiências. Isso faz parte da nossa ideia de oferecer tudo o que for possível para facilitar e agilizar a prestação jurisdicional”, declarou. 

A presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, lembrou a evolução da informática na Justiça do Trabalho nas últimas décadas e manifestou sua satisfação com a atuação da 4ª Região neste processo. “A ferramenta que hoje é lançada nacionalmente trará benefícios na condução das audiências em todo o país, por ser mais ágil e intuitiva”, afirmou. Leia seu discurso na íntegra.Abre em nova aba

O juiz auxiliar da Presidência do TST e do CSJT, Fabiano Pfeilsticker, coordenador nacional do PJe, ressaltou a importância da parceria entre todos os tribunais que integram a Justiça do Trabalho para o desenvolvimento do processo eletrônico. “Incluindo o TST, são 25 tribunais que constroem coletivamente e democraticamente o PJe. Contamos sempre com a capacidade e a criatividade da equipe de TI do TRT-RS, uma das melhores do país”. Além do Aud4, o magistrado citou outros programas que estão sendo desenvolvidos pela Justiça do Trabalho gaúcha e também integram o âmbito de projetos do PJe, entre eles o novo editor de textos e as novas ferramentas para a realização de cadastros e a emissão de certidões. 

A diretora da Setic do TRT-RS, Natacha Moraes de Oliveira, falou sobre o histórico de desenvolvimento do Aud4. A primeira versão do programa foi criada pelo TRT-10 (DF e TO), e o TRT-RS é responsável por sua manutenção desde 2015. Em 2018, o CSJT determinou que fosse criado um programa de apoio às salas de audiência que acompanhasse a evolução tecnológica do PJe. “O Aud4 foi construído a muitas mãos. As decisões sobre as funcionalidades foram tomadas pelo Grupo Nacional de Negócio do PJe, e aqui também contamos com o apoio de magistrados e servidores do TRT-RS. Neste contexto, coube à Setic a compreensão dos procedimentos das audiências e a codificação do programa, utilizando a arquitetura definida pelo CSJT aliada às melhores técnicas de programação disponíveis. A atuação em projetos compartilhados como esse está baseada na cooperação criativa e no comprometimento com o resultado que todos queremos alcançar”, concluiu. 

Também participaram da mesa oficial da cerimônia, o juiz do Trabalho integrante do Grupo Nacional de Negócio do PJe, Luiz Evaristo Osório Barbosa, o juiz do Trabalho indicado pelo Comitê de Governança de TIC do TRT-RS para atuar no projeto, Rodrigo de Almeida, e a secretária-geral da Presidência do TST, Coelis Maria Araújo Martins. O evento também contou com a presença do vice-presidente do TRT-RS, Ricardo Carvalho Fraga, do corregedor regional, desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo, da diretora da Escola Judicial e presidente eleita do TRT-RS para o biênio 2020/2021, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, e da servidora do TST integrante do Grupo de Negócio do PJe, Suzane Rondon. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista