Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/11/2019 11:44. Atualizada em: 21/11/2019 19:56.

TRT-RS adere a termo de cooperação para oitiva de testemunha por videoconferência

Visualizações: 9
Início do corpo da notícia.

21---Assinatura-de-termo-de-cooperação-no-Coleprecor.jpgNove tribunais do trabalho aderiram ao Termo de Cooperação Técnica para oitiva de testemunha por sistema de videoconferência. As assinaturas ocorreram nessa quarta-feira (20), durante a 9ª e última reunião do ano do Colégio de Presidentes e Corregedores de 2019.

O Termo foi firmado em março deste ano entre o TRT23 (Mato Grosso) e TRT12 (Santa Catarina) e prevê o compartilhamento de recursos tecnológicos que possibilitem a oitiva de testemunhas em tempo real nos processos judiciais. A medida revoluciona o cumprimento das cartas precatórias ao permitir que o próprio juiz condutor do processo colha diretamente os depoimentos.

Assinaram a adesão, nesta quarta, os TRTs da 1ª (Rio de Janeiro), 4ª (Rio Grande do Sul), 6ª (Pernambuco), 9ª (Paraná), 10ª (Distrito Federal/Tocantins), 17ª (Espírito Santo), 20ª (Sergipe), 21ª (Rio Grande do Norte) e 22ª regiões (Piauí).

Presentes à reunião do Coleprecor, a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, e o corregedor regional, desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo, assinaram o termo em nome da Instituição.

Já haviam aderido anteriormente ao termo os TRTs da 14ª e 24ª regiões (Rondônia/Acre e Mato Grosso do Sul, respectivamente).

Celeridade

Além de otimizar a oitiva de testemunhas, o uso do sistema de videoconferência entre os tribunais busca dar maior agilidade à resolução dos processos entre os 13 tribunais trabalhistas que firmaram a cooperação, o que deve reduzir ainda mais o tempo médio de tramitação nesses regionais.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4, com informações e foto da Ascom/TRT23
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista