Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 26/07/2019 13:32. Atualizada em: 29/07/2019 10:28.

VT de Farroupilha procura 1,2 mil ex-empregados da Avícola Carrer que têm valores a receber em ação coletiva

Visualizações: 18
Início da galeria de imagens.
Pintinhos no chão de uma empresa criadora de aves. Crédito: Pattonmania/iStock
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Justiça do Trabalho de Farroupilha tenta localizar cerca de 1,2 mil trabalhadores habilitados a receber valores referentes a uma ação coletiva ajuizada em 2010. O valor total da dívida já foi pago pago pela empresa reclamada e se encontra sob depósito judicial. Caso os trabalhadores não se manifestem até 90 dias após a veiculação da notícia no site do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), o saldo remanescente no processo será doado a entidades assistenciais da região, devidamente habilitadas para este fim. O prazo encerra no dia 1º de novembro de 2019.

O processo foi movido por um sindicato local contra a Avícola Carrer, em razão do descumprimento de uma cláusula prevista em acordo coletivo. Todos os trabalhadores que atuaram na empresa entre 2009 e 2010 foram beneficiados pela decisão, porém restam 1.275 empregados que não compareceram ao juízo para requerer sua parcela da ação. 

A dificuldade em localizar os trabalhadores que ainda não retiraram os valores decorre, em parte, de uma redução no quadro de funcionários da empresa durante a tramitação do processo. Ocorre que, nos anos de 2009 e 2010, havia três turnos de trabalho na empresa, posteriormente reduzidos para dois. Após o ganho da causa, o sindicato não conseguiu localizar 1,2 mil trabalhadores, que já não estavam mais vinculados à reclamada.

Como a ação foi movida pelo sindicato em nome de uma categoria, muitos trabalhadores não estavam sabendo do processo e da possibilidade de receber esses valores, que variam de R$ 30 a R$ 800 por pessoa (mais atualização monetária). Para ajudar a localizar os beneficiados, o juízo disponibilizou junto a esta notícia uma lista completa dos credores (acesse aqui)Abre em nova aba. Informações adicionais podem ser obtidas diretamente com a Vara do Trabalho de Farroupilha, pelo telefone 54-3268-3100. 

A sede da empresa está localizada em Farroupilha, porém os empregados vinham de todas as cidades da região, inclusive do Vale do Caí e do Vale do Taquari. Por essa razão, nem todos os beneficiados são residentes em Farroupilha, o que dificulta a localização destes e a sua comunicação acerca dos valores a receber.

Em 2015 e 2017 foram expedidos editais públicos para dar visibilidade à existência dos créditos, mas esse procedimento custoso não trouxe resultados significativos. Estações de rádio locais auxiliaram na divulgação das informações, mas apenas oito substituídos se apresentaram e receberam valores desde 2015.

Decorrido o prazo de três meses após a veiculação da notícia, os valores que não forem resgatados serão destinados à comunidade local. Serão enviados recursos ao Hospital Beneficente São Carlos (50%), APAE (25%) e Casa Lar Padre Oscar Bertoldo (25%), conforme determinação do juízo.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
jurídicadecisãofarroupilha
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista