Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 17/06/2019 16:05. Atualizada em: 25/05/2020 15:55.

Combate ao trabalho infantil será tema de audiência coletiva no TRT-RS

Visualizações: 237
Início do corpo da notícia.

Arte de divulgação da campanha de combate ao trabalho infantil, destacando o catavento colorido, símbolo da campanhaO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, realizará a audiência coletiva "Trabalho Infantil: um desafio a ser enfrentado em rede". 

O evento ocorrerá no dia 24 de junho, das 13h30 às 17h, no Auditório Ruy Cirne Lima, do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3). O objetivo é expor a existência e os prejuízos do trabalho infantil, além de apresentar métodos para combatê-lo. A atividade é aberta ao público, respeitado o limite de vagas do auditório (150 lugares).

Na ocasião, entidades convidadas terão tempo de fala para trazer suas experiências e colaborações em relação ao assunto. Estarão presentes, além das instituições promotoras do evento (TRT-RS e MPT-RS), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Ministério Público Estadual, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) do município de Porto Alegre e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Representantes das instituições falarão ao público convidado, composto por integrantes de escolas, conselhos tutelares e outras entidades que promovem a assistência e a formação de jovens, principalmente dos segmentos em situação de vulnerabilidade social.

A atividade integra o conjunto de ações realizadas pela Justiça do Trabalho em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado anualmente em 12 de junho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, com o objetivo de alertar a comunidade em geral e governos sobre o problema.

Trabalho Infantil

Atualmente, conforme o IBGE, cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalham no Brasil. A legislação proíbe o trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14. Até os 18, é vetado o trabalho em atividades noturnas e perigosas. Porém, a maior parte dos jovens de 14 a 17 anos ocupados está em situação irregular de trabalho.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo, 73 milhões de menores de idade trabalham em ocupações perigosas, como agricultura, mineração, construção civil e fábricas com condições precárias. O número representa quase metade dos 152 milhões de jovens que têm entre cinco e 17 anos de idade e estão envolvidos em alguma atividade produtiva.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado (Secom/TR4)
Tags que marcam a notícia:
serviçohorizontetrabalho infantil
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista