Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/05/2019 15:41. Atualizada em: 02/05/2019 15:55.

Justiça do Trabalho promove eventos em alusão ao Abril Verde

Visualizações: 61
Início da galeria de imagens.
Imagem de uma fita verde, símbolo da campanha Abril Verde, com o título "Abril Verde. Trabalho mais seguro e saudável para todos"
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Justiça do Trabalho realizou, durante o mês de abril, ações de conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. Seminários, debates e distribuição de materiais educativos integraram, em todo o país, a programação do Abril Verde - mês escolhido para tratar do tema em função do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de abril. Em Porto Alegre, o prédio-sede do Tribunal Regional da 4ª Região (TRT-RS) foi iluminado de verde à noite.

A agenda de eventos também contou com a participação dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc). Os espaços, destinados a audiências de mediação e conciliação, promoveram pautas específicas sobre processos envolvendo acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na última terça-feira (30/4). No Cejusc de primeiro grau de Porto Alegre, situado no Foro Trabalhista, foram realizadas 31 audiências, das quais oito resultaram em acordo. No Cejusc do segundo grau, que funciona na sede do TRT-RS, foram 15 audiências e oito conciliações. 

Estatísticas de acidentes e doenças ocupacionais

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que dois milhões de pessoas morrem no mundo, a cada ano, por doenças resultantes das atividades desempenhadas no trabalho - as chamadas doenças ocupacionais - e mais de 320 mil sofrem acidentes de trabalho fatais. Ou seja, pelo menos um trabalhador morre a cada 15 segundos por causas relacionadas ao trabalho no mundo. O Brasil é o quarto país do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Em 2017, 2.096 pessoas perderam a vida durante o trabalho, o que resulta em uma morte a cada quatro horas. Foram mais de 550 mil acidentes no período.

Segundo a ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes, coordenadora do Programa Trabalho Seguro, a população precisa se conscientizar de que os acidentes de trabalho não ocorrem por acaso. “Só este ano (2019) tivemos três grandes tragédias: o rompimento da Barragem de Brumadinho (MG), o incêndio no centro de treinamento do Flamengo (RJ) e a queda do helicóptero com o jornalista Ricardo Boechat (SP)”, lembrou, ao destacar que, nas três situações, ocorreram mortes de trabalhadores durante o cumprimento de suas tarefas. “A prevenção é um grande investimento e não pode ser considerada como gasto ou despesa pelas empresas”, concluiu a ministra.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Leonardo Fidélix e Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
abril verde
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista