Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/03/2019 15:42. Atualizada em: 28/03/2019 15:42.

Disponível para acesso a edição 215 da Revista Eletrônica

Visualizações: 39
Início da galeria de imagens.
Ilustração com informações
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Encontra-se disponível a edição 215Abre em nova aba da Revista Eletrônica, que passou a contar com periodicidade trimestral em razão da implantação da revista científica da Escola Judicial (EJUD4), que tem vistas à qualificação no estrato B2 da Qualis/CAPES. O periódico é produzido pela EJUD4 sob a supervisão da Comissão da Revista e de Outras Publicações e veicula excertos de acórdãos e sentenças, ementas, artigo, notícias, indicações de leitura e atualização legislativa.  

 Essa edição traz o artigo "O ACESSO À JUSTIÇA SOB A MIRA DA REFORMA TRABALHISTA: ou como garantir o acesso à justiça diante da reforma trabalhista", assinado por Jorge Luiz Souto Maior e Valdete Souto Severo. 

 A seleção de decisões de primeiro e segundo graus, obedece a critérios objetivos, observando o equilíbrio e a alternância em relação à escolha dos prolatores, bem como o interesse e a atualidade das matérias objeto dos julgados.

Os temas dos acórdãos contemplam variadas matérias de interesse. Entre elas, destacam-se:

  •  o exercício do poder diretivo do empregador que não causa dano moral; 
  •  a falta de urbanidade de preposto que, de outro lado, causa o referido dano; 
  •  a majoração do valor arbitrado ao mesmo título em caso de assédio moral sofrido durante a gravidez; 
  •  a necessidade de facultar ao autor a emenda à inicial para estipular valor estimativo ao pedido; 
  •  o indeferimento de horas extras a gerente de filial com poderes de mando e representação; 
  •  a postergação do intervalo para o final da jornada que prejudica a natureza do instituto; 
  • e a necessidade de remuneração das atividades extraclasse de professor. 

Já as sentenças versam sobre advertência aplicada a empregado por cena vexatória com a ex-esposa durante o expediente, afastada a hipótese de dano moral; revista íntima que, por sua vez, constitui o dano moral, por envolver toque mesmo em áreas sensíveis do corpo; a utilização corriqueira do celular durante o serviço, além de agressões verbais, que configuram a justa causa; e o reconhecimento da rescisão indireta por demonstrada a existência de ambiente de trabalho sádico e perverso.

O periódico tem como objetivo refletir o contexto em que inserida a Justiça do Trabalho tanto em nível regional como nacional na divulgação das decisões do TRT4, bem como em nível nacional a partir da compilação de matérias veiculadas pelo STF, CNJ, STJ, TST, TRT4 e EJUD4.

O periódico conta com atualização legislativa e com as indicações de leitura, esta divida em duas Seções Especiais. A primeira, sobre Reforma Trabalhista e a segunda sobre Trabalho de Imigrantes e Refugiados, ambas elaboradas na Biblioteca do Tribunal. As obras e os artigos mencionados nas indicações de leitura estão disponíveis para consulta no acervo da Biblioteca.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Escola Judicial/TRT4
Tags que marcam a notícia:
revista eletrônicaescola judicial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista